Busca avançada
Ano de início
Entree


Avaliação da participação dos receptores do tipo Toll e lectinas tipo C na supressão da resposta imune induzida por componentes de alta massa molecular do extrato de Ascaris suum.

Texto completo
Autor(es):
Bruna Cristina Favoretto
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI)
Data de defesa:
Membros da banca:
Eliana Faquim de Lima Mauro; Niels Olsen Saraiva Câmara; Ana Paula Ferreira
Orientador: Eliana Faquim de Lima Mauro
Resumo

Helmintos e seus produtos são potentes moduladores da resposta imune. Componentes de alta massa molecular do extrato de Ascaris suum (PI) suprimem a resposta anti-ovalbumina. Nas células apresentadoras de antígeno (APCs) como as dendríticas (DCs) os componentes do PI inibem a expressão de moléculas MHC-II e coestimuladoras e, assim a ativação de linfócitos TCD4+. Receptores de membrana de APCs como os do tipo Toll (TLRs) e lectina tipo-C (CLRs) reconhecem padrões moleculares de patógenos e modulam a resposta imune efetora. Assim sendo, foi estudada o papel de TLRs e CLRs expressos nas APCs na supressão induzida por PI. Pôde-se observar que o PI inibe a expressão de TLR1, 2 e 4 na fase de indução da resposta adaptativa. O efeito supressor do PI na resposta anti-OVA e na maturação de DCs é independente de TLR2 e 4, entretanto os CLRs parecem estar envolvidos nesse processo. Portanto, estes dados podem contribuir no esclarecimento dos mecanismos de ação de substâncias imunossupressoras. (AU)

Processo FAPESP: 07/56883-7 - Avaliacao da participacao dos receptores do tipo toll e de lectina tipo c na supressao da resposta imune anti ovalbumina induzida por componentes de alta massa molecular do extrato de ascaris suum.
Beneficiário:Bruna Cristina Favoretto
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado