Busca avançada
Ano de início
Entree

Modelagem in silico de propriedades farmacocineticas para a avaliacao de candidatos a novos farmacos.

Processo: 07/00440-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de maio de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Biofísica - Biofísica Molecular
Pesquisador responsável:Adriano Defini Andricopulo
Beneficiário:Tiago Luiz Moda
Instituição Sede: Instituto de Física de São Carlos (IFSC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento de fármacos   Metabolismo   Química médica   Farmacocinética   Enzimas   Biodisponibilidade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adme | biodisponibilidade | enzimas | metabolismo | Propriedades Farmacocinéticas | Química Medicinal | Planejamento de Fármacos

Resumo

Propriedades inapropriadas de ADME, que se referem aos processos farmacocinéticos de absorção (A), distribuição (D), metabolismo (M) e excreção (E), têm sido identificadas como as principais causas do insucesso de candidatos a fármacos em estágios avançados de desenvolvimento clínico. As ferramentas modernas de modelagem in silico de propriedades farmacocinéticas estão integradas ao processo de planejamento de fármacos, sendo de extremo valor na identificação, seleção e otimização de novas entidades químicas candidatas a fármacos. Esta área emergente está atraindo grande atenção da indústria farmacêutica mundial, que tem integrado a otimização de múltiplas propriedades farmacodinâmicas e farmacocinéticas em todos os estágios de projetos de pesquisa e desenvolvimento (P&D).As propriedades farmacocinéticas podem ser estudadas através do uso de métodos in silico como o estudo das relações quantitativas entre a estrutura e atividade (QSAR), ou estrutura e propriedade (QSPR), entre outros. O presente projeto de doutorado tem como importante objetivo estudar as relações quantitativas entre a estrutura química e algumas propriedades farmacocinéticas de extremo interesse nas pesquisas por novos fármacos, como: absorção gastrintestinal, metabolismo mediado pelo CYP, biodisponibilidade oral humana, ligação às proteínas plasmáticas, e permeabilidade da barreira hemato-encefálica. Para a realização destes objetivos, conjuntos padrões de dados serão organizados para as propriedades farmacocinéticas de interesse, contendo a informação qualificada sobre a estrutura química e a propriedade alvo correspondente. Os conjuntos de dados criados para todas as propriedades farmacocinéticas formarão as bases científicas para o desenvolvimento dos modelos preditivos empregando vários métodos e abordagens de modelagem in silico de propriedades de ADME.O objetivo final deste trabalho é gerar modelos in silico com elevada consistência interna e bom poder de predição das propriedades alvo. Os modelos gerados serão muito úteis nos diversos estágios do processo de planejamento de fármacos, desde a identificação até a otimização de candidatos com propriedades farmacocinéticas apropriadas. O Laboratório de Química Medicinal e Computacional do Centro de Biotecnologia Molecular Estrutural é o pioneiro no Brasil a investir grandes esforços no desenvolvimento de facilidades integradas para a predição de múltiplas propriedades farmacocinéticas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MODA, Tiago Luiz. Modelagem In silico de propriedades farmacocinéticas para a avaliação de candidatos a novos fármacos. 2011. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Física de São Carlos (IFSC/BT) São Carlos.