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Educacao cientifica e cidadania: as diferentes concepcoes de significados e funcoes do conceito de cidadania nas pesquisas em ensino de ciencias.

Processo: 07/57647-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 01 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Alice Helena Campos Pierson
Beneficiário:Frederico Augusto Toti
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Cidadania   Educação científica   Ensino de ciências
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cidadania | Educacao Cientifica | Ensino De Ciencias

Resumo

O reconhecimento da importância da Educação Científica na constituição da Cidadania contemporânea tem levado um significativo número de pesquisadores a buscarem estratégias visando explicitar e fortalecer relações entre a Educação Científica e Cidadania. Não obstante, as relações entre o conceito de Cidadania e o Ensino de Ciência ainda necessitam clarificação. Por um lado o conceito de Cidadania possui potencialidade para ser constituído em mediador no debate interdisciplinar e teórico-metodológico diversificado do campo de conhecimento delimitado pelo Ensino de Ciências, por outro lado, faltam estudos que busquem responder mais sistematicamente questões sobre como a comunidade científica tem considerado e utilizado o conceito de Cidadania. A partir da análise documental, a pesquisa proposta, de natureza teórico-bibliográfica, buscará traçar perfis das funções atribuídas ao conceito de Cidadania a partir do que pode ficar demarcado em trabalhos de pesquisa da área, divulgados em periódicos, teses e dissertações. A partir da pré-seleção de trabalhos que se reportem às relações entre Educação Científica e Cidadania e consultas a pesquisadores cuja obra aborde tais relações, serão obtidas informações que permitam a escolha de um conjunto de trabalhos qualitativamente expressivos quanto à temática, os quais serão objetos de análises. É pretendido fundamentar as análises a partir de referenciais da sociologia, que tradicionalmente abordam as questões relativas à Cidadania, suas funções, definições, evolução e exercício. A principal contribuição pretendida é o desenvolvimento/aprimoramento de uma unidade específica, fundamentada no conceito de Cidadania, que consiga mediar à discussão entre enfoques das linhas de pesquisa da área, rumo a um diálogo mais estável e produtivo quanto às metas e preocupações comuns da área de Ensino de Ciências para atendimento às demandas da sociedade e desenvolvimento do campo. (AU)

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