Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de salmonella sp em lotes de aves de postura comerciais vacinados e nao vacinados contra salmonella enteritidis.

Processo: 07/57790-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Patologia Animal
Pesquisador responsável:Angelo Berchieri Junior
Beneficiário:Vania Maria Cristina Alves Galdino
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Jaboticabal. Jaboticabal , SP, Brasil
Assunto(s):Salmonella   Vacinação   Patologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves De Postura Comercial | Patologia | Salmonella | Vacinacao

Resumo

O controle das salmoneloses tem sido um dos grandes desafios da indústria avícola mundial nos últimos anos. Além de perdas econômicas decorrentes da redução da produção em planteis acometidos, alguns sorotipos são agentes causadores de infecções sistêmica e gastroentérica em seres humanos, sendo o comprometimento humano, na maioria das vezes associado à ingestão de alimentos de origem animal, principalmente de aves. Após a liberação do uso de vacinas inativadas contra Salmonella Enteritidis (SE) (BRASIL,2003) o seu emprego em planteis de aves reprodutoras matrizes e de postura comercial tem sido cada vez mais utilizado. Apesar disso, no Brasil, não há estudos de campo que analisem se a vacinação tem sido eficaz na redução da infecção por Salmonella sp nas aves e na contaminação dos ovos. Devido a este fato, o objetivo deste estudo é pesquisar a presença de Salmonella sp em planteis de aves de postura comerciais vacinadas e não vacinadas contra SE. Serão avaliados quatro lotes de aves vacinadas e quatro lotes sem vacinação. A pesquisa de Salmonella sp será feita por métodos microbiológicos de isolamento e identificação. Serão coletadas amostras de fezes frescas cecais das gaiolas do aviário, uma vez ao mês durante o período de produção, num total de quatro colheitas por lote. Um estudo complementar será feito com as caixas de transporte de lotes que estiverem chegando à granja no dia da coleta das amostras de fezes. Também serão coletados ovos aleatoriamente de cada lote durante a fase de produção e analisados quanto a presença de Salmonella sp. Os isolados serão enviados para o Instituto Adolfo Lutz em São Paulo/SP para sorotipificação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)