Busca avançada
Ano de início
Entree

Efeito do uso de complexos enzimáticos sobre o desempenho e incremento de energia de rações em frangos de corte

Processo: 07/01965-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2007
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Nutrição e Alimentação Animal
Pesquisador responsável:Douglas Emygdio de Faria
Beneficiário:Paula Wick Rizzoli
Instituição Sede: Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA). Universidade de São Paulo (USP). Pirassununga , SP, Brasil
Assunto(s):Aves   Enzimas digestivas   Produtividade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Aves | desempenho | energia metabolizável | Enzimas digestivas | Qualidade e Produtividade Animal (avicultura)

Resumo

Essa pesquisa tem como objetivo avaliar o efeito da suplementação de complexos enzimáticos sobre o desempenho e incremento de energia metabolizável e digestibilidade da proteína em rações de frangos de corte. Serão utilizados 2.592 pintos machos de um dia da linhagem Cobb-500, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado com sete tratamentos (dieta controle positivo, à base de milho e farelo de soja, sem enzima; dieta controle negativo 1 formulada com decréscimo de 3% de energia metabolizável aparente (EMA), aminoácidos e proteína bruta (PB); dieta três, controle negativo 2 formulada com decréscimo de 2% de EMA, aminoácidos e PB; dieta quatro, controle negativo 1 mais 400 g do complexo A (80.000 kNU de alfa-amilase e 140.000 FBG de beta-glucanase); dieta cinco, controle negativo 2 mais 400 g do complexo A; dieta seis, controle negativo 1 mais 500 g do complexo B (80.000 kNU de alfa-amilase, 140.000 FBG de beta-glucanase e 100.000 FXU de xilanase) e dieta sete, controle negativo 2 mais 500 g do complexo B), sendo o tratamento 1 com 6 repetições e os outros com 7, totalizando 48 parcelas experimentais com 54 aves cada. Será adotado um programa alimentar com 2 fases: de 1 a 21 dias e de 22 a 42 dias. Serão avaliadas as características de desempenho (consumo de ração, ganho de peso, conversão alimentar, viabilidade e índice de eficiência produtiva) e após o ensaio de metabolismo serão determinadas as variáveis: energia metabolizável aparente corrigida, coeficientes de digestibilidade aparente da matéria seca e proteína bruta das dietas. As características produtivas serão analisadas utilizando-se o programa SAS (1996) e as diferenças entre as médias verificadas pelo teste de Tukey (5%).

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RIZZOLI, Paula Wick. Desempenho, incremento de energia e digestibilidade de nutrientes em rações de frangos de corte contendo enzimas exógenas. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Zootecnica e Engenharia de Alimentos (FZE/BT) Pirassununga.