Busca avançada
Ano de início
Entree

Estromatolitos da formacao mirassol doeste: evidencias biogenica pos-glaciacao neoproterozoica no sul do craton amazonico e faixa paraguai.

Processo: 07/56906-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências
Pesquisador responsável:Setembrino Petri
Beneficiário:Guilherme Raffaeli Romero
Instituição Sede: Instituto de Geociências (IGC). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Neoproterozoico   Estromatólitos   Brasil   Geotectônica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Brasil | Ciclicidade | Estromatolitos | Formacao Nobres | Geotectonica | Neoproterozoico

Resumo

O estudo de estromatólitos e outras estruturas microbianas é importante na Geologia, pois contribui para caracterizar paleoambientes e compreender sua evolução. Para isso são estudadas as características estruturais do estromatólito em escalas macro, meso e microscópicas, cada qual revelando tipos de informações diferentes sobre a sedimentação. Na Formação Nobres, uma importante unidade do Neoproterozóico terminal do Grupo Araras na porção norte da Faixa Paraguai, estromatólitos fazem parte de cusessões cíclicas de raseamento ascendente. O presente trabalho pretende investigar fatores ciclinos (diurnos e seculares) na formação desses estromatólitos dentro do contexto da ciclicidade evidenciada em escala maior na parte superior desta formação. Espera-se com isso chegar a uma compreensão melhor da evolução paleoambiental desta formação. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROMERO, Guilherme Raffaeli. Estromatólitos e estruturas associadas na Capa Carbonática da Formação Mirassol D\'Oeste, Grupo Araras, Faixa Paraguai (Neoproterozoico, MT). 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Geociências (IG/BT) São Paulo.