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Processo: | 07/06216-4 |
Modalidade de apoio: | Bolsas no Brasil - Doutorado |
Data de Início da vigência: | 01 de março de 2008 |
Data de Término da vigência: | 29 de fevereiro de 2012 |
Área de conhecimento: | Ciências Humanas - Filosofia |
Pesquisador responsável: | Marco Aurélio Werle |
Beneficiário: | Ulisses Razzante Vaccari |
Instituição Sede: | Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil |
Assunto(s): | Immanuel Kant |
Palavra(s)-Chave do Pesquisador: | Fichte | Hoelderlin | idéia estética | intuição estética | intuição intelectual | Kant | Estética alemã |
Resumo O projeto a seguir tem como objetivo investigar em que medida é possível afirmar uma linha contínua desde Kant até Hölderlin que mostraria a gênese do conceito de intuição estética a partir do conceito de intuição intelectual. Para isso, investiga-se primeiramente o que Kant entendia por intuição intelectual, mostrando como essa noção é interditada no terreno da razão pura especulativa, mas com a ressalva de que, no âmbito reflexionante, a experiência de uma idéia estética ainda se mostrava possível antes mesmo daquela. Fichte então se destaca nessa linha como aquele filósofo que devolveu à intuição intelectual toda sua legitimidade teórica. Tal reviravolta, pois, não poderia passar desapercebida por um filósofo e poeta em especial, Friedrich Hölderlin, para quem esse novo fundamento instaurado por Fichte não é suficiente como primeiro passo da consciência filosófica. Antes, para Hölderlin, esse primeiro passo é uma intuição estética que, mostrando-se pela primeira vez um verdadeiro questionamento sobre o Ser, antecederia aquela outra no que se refere à unidade da experiência primeira. Assim, este projeto investiga os limites entre filosofia e arte na passagem dos séculos XVIII e XIX na Alemanha, por meio do fio condutor fornecido pelas noções de intuição intelectual e intuição estética. | |
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