Busca avançada
Ano de início
Entree

Alienacao estetico-literaria na educacao escolar: uma analise a partir de lukacs e vigotski.

Processo: 08/52093-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Newton Duarte
Beneficiário:Nathalia Botura de Paula Ferreira
Instituição Sede: Faculdade de Ciências e Letras (FCL). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araraquara. Araraquara , SP, Brasil
Assunto(s):Catarse   Pragmatismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Alienacao Estetica | Catarse | Literaridade | Lukacs | Pragmatismo | Vigotski

Resumo

Essa pesquisa de Mestrado em Educação Escolar tem por objetivo a análise dos fundamentos da concepção de ensino de Literatura contida nos Parâmetros Curriculares Nacionais. Trataremos fundamentalmente, o processo de alienação estética e o reducionismo histórico que se configuram eminentemente através da deformação poética do objeto artístico-literário. Pretendemos reconstruir os processos pelos quais a lacuna de sensibilidade estética se configura ao longo os anos escolares. Para tanto, apoiaremos a análise dos PCNs na categoria estética de catarse, tal como foi elaborada por Aristóteles e desenvolvida por Vigotski em seus estudos no campo da psicologia da arte e da educação estética e por Lukács em seus estudos filosóficos sobre a estética marxista numa perspectiva marxista. Esta pesquisa de Mestrado articula-se à pesquisa que vem sendo desenvolvida pelo professor Newton Duarte, intitulada "O tema da formação humana nas análises desenvolvidas por Lukács e por Vigotski das relações entre o indivíduo e a arte". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)