Busca avançada
Ano de início
Entree

Segurança humana: avanços e desafios na politica internacional

Processo: 08/52097-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Ciência Política - Política Internacional
Pesquisador responsável:Shiguenoli Miyamoto
Beneficiário:Ariana Bazzano de Oliveira
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Relações internacionais   Segurança humana   Segurança internacional   Estratégia militar   Organização das Nações Unidas (ONU)
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Politica Internacional | Seguranca Humana | Seguranca Internacional

Resumo

No plano das Relações Internacionais é recorrente a vinculação de segurança internacional com questões estratégico-militares. Contudo, desde a década de 60, com a ascensão das preocupações econômicas, sociais e ambientais na agenda internacional, o conceito de segurança passa a ser associado a tais questões, até se chegar, à década de 90, na proposta de segurança humana. O Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), de 1994, centrou o seu Relatório de Desenvolvimento nesse conceito, o que promoveu sua ampla divulgação em nível internacional. A definição de segurança humana abarcaria o conceito territorial de segurança do Estado, pois tem como foco as pessoas, contemplando também, as ameaças não-militares à segurança: a fome, a miséria, as epidemias, os problemas ambientais e as desigualdades socioeconômicas. O significado de segurança humana ainda está em processo de amadurecimento, contudo, já traz contribuições tanto no plano da segurança internacional, como nas questões do desenvolvimento humano. Nesta pesquisa, objetiva-se avaliar os avanços e os desafios das políticas internacionais na formulação e aplicação do conceito de segurança humana, no período de 1994 - ano do lançamento do conceito de segurança humana pela ONU - até o ano de 2006 - ano do último relatório do Human Security Centre. Para tanto, serão apreciados tanto o discurso oficial da ONU, quanto o de outros atores a política internacional, como os Estados. E esta avaliação será feita com base nos documentos e publicações emitidos por tais instituições no período citado. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
OLIVEIRA, Ariana Bazzano de. Segurança humana: avanços e desafios na política internacional. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.