Busca avançada
Ano de início
Entree

A producao de habitacao social e os institutos de aposentadorias e pensoes (iaps): nordeste (1933-1964).

Processo: 07/59831-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2012
Área de conhecimento:Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo - Fundamentos de Arquitetura e Urbanismo
Pesquisador responsável:Telma de Barros Correia
Beneficiário:Caliane Christie Oliveira de Almeida Silva
Instituição Sede: Escola de Engenharia de São Carlos (EESC). Universidade de São Paulo (USP). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Políticas públicas   Habitação social   Arquitetura   Urbanismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquitetura | Habitacao Social | Iaps | Politicas Publicas | Urbanismo | Vilas E Conj Operarios

Resumo

O projeto de pesquisa que se pretende desenvolver tem como tema, "políticas públicas habitacionais", tomando a região Nordeste como estudo de caso. Dentre as discussões que esta temática suscita, as preocupações centrais que nortearão a pesquisa se propõem a responder as questões: Como as políticas estatais formuladas entre as décadas de 1930 e 1960 lidaram com o problema da habitação social no Nordeste? Como se deu a atuação dos IAPs nessa região? Que soluções físico-espaciais foram adotadas pelos Institutos? Quais as constantes e as especificidades arquitetônicas das casas proletárias no Nordeste? Sendo assim, a pesquisa objetiva estudar a atuação dos Institutos de Aposentadorias e Pensões (IAPs) nas capitais nordestinas - Teresina (PI), Fortaleza (CE), Natal (RN), João Pessoa (PB), Recife (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA) - no que concerne à produção de moradias, entre os anos de 1933 e 1964, identificando, registrando, mapeado e analisando as unidades habitacionais fruto dessa ação, além de apontar os profissionais (engenheiros e arquitetos) envolvidos nesse processo. O presente projeto de pesquisa se justifica pela escassez de bibliografia sobre o assunto - produção de habitação social por parte dos IAPs, essencialmente aquela fruto da atuação desses órgãos no Nordeste do país. Dessa forma, o registro e o estudo desses exemplares conformar-se-ão uma contribuição para a história da moradia no Brasil, bem como para o registro da memória e construção da história das capitais nordestinas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Caliane Christie Oliveira de Almeida. Habitação social no nordeste: a atuação das CAPs e dos IAPs (1930-1964). 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola de Engenharia de São Carlos (EESC/SBD) São Carlos.