Busca avançada
Ano de início
Entree

Intensidade relativa do campo magnetico terrestre no holoceno pleistoceno a partir do estudo de sedimentos do pato de sao paulo.

Processo: 07/57124-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Geociências - Geofísica
Pesquisador responsável:Ricardo Ivan Ferreira da Trindade
Beneficiário:Grasiane Luz Mathias
Instituição Sede: Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas (IAG). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Geomagnetismo   Sedimentos   Paleomagnetismo
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Geomagnetismo | Paleointensidade | Paleomagnetismo | Sedimentos

Resumo

O estudo da variação secular (102-103 anos) do campo magnético terrestre é de fundamental importância para a compreensão de diversos processos, que incluem desde o funcionamento do geodínamo até variações no clima e na taxa de geração de radionuclídeos de 14C e 10B. No entanto, o registro da orientação e intensidade do campo magnético na América do Sul é ainda muito pobre, limitando-se a alguns dados do sudoeste da Argentina com cobertura temporal de no máximo 19.000 anos. Neste projeto pretende-se obter dados direcionais e de paleointensidade relativa em testemunhos de sedimentos lamosos coletados no Platô de São Paulo, permitindo estender o registro magnético no continente a até 35.000 anos. Esses dados, combinados a datações por radiocarbono e análises de palinofácies, permitirão construir uma curva de variação do campo magnético em latitudes intermediárias que será incorporado aos modelos globais de campo. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
MATHIAS, GRASIANE L.; NAGAI, RENATA H.; TRINDADE, RICARDO I. F.; DE MAHIQUES, MICHEL M.. Magnetic fingerprint of the late Holocene inception of the Rio de la Plata plume onto the southeast Brazilian shelf. PALAEOGEOGRAPHY PALAEOCLIMATOLOGY PALAEOECOLOGY, v. 415, p. 14-pg., . (09/01594-6, 03/10740-0, 07/57124-2)
MATHIAS, GRASIANE L.; NAGAI, RENATA H.; TRINDADE, RICARDO I. F.; DE MAHIQUES, MICHEL M.. Magnetic fingerprint of the late Holocene inception of the Rio de la Plata plume onto the southeast Brazilian shelf. PALAEOGEOGRAPHY PALAEOCLIMATOLOGY PALAEOECOLOGY, v. 415, n. SI, p. 183-196, . (03/10740-0, 07/57124-2, 09/01594-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MATHIAS, Grasiane Luz. Magnetismo de sedimentos holocênicos do Platô de São Paulo: implicações geomagnéticas e paleoceanográficas. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Astronômico e Geofísico (IAG/SBD) São Paulo.