Busca avançada
Ano de início
Entree

Feita so por mae! analise antropologica sobre os discursos e sentidos de maternidade e familia entre mulheres prostitutas, residentes em marilia-sp.

Processo: 08/51631-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Marcos Pazzanese Duarte Lanna
Beneficiário:Natália Cristina Marciola Sganzella
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Mulheres   Corpo   Hierarquia   Valor   Território
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Antropologia Da Cidade | Corpo | Hierarquia | Mulher | Territorio | Valor

Resumo

Este projeto tem como intuito realizar um estudo sobre a mulher prostituta e seu círculo de relações sociais. A proposta é entender o modo como essas mulheres concebem e organizam sua vida cotidiana através das relações com diferentes personagens presentes em seu mundo social e a análise dos espaços em que convivem. A pesquisa visa, desta forma, contribuir com algumas considerações sobre a temática da condição da mulher prostituta, valorizando as percepções que estas demonstram de sua situação social concreta e sobre sua relação com o outro, seja ele o cliente, outras mulheres ou sua família. O método utilizado para entender essas relações será a observação direta no campo. Esta observação prolongará estudos já feitos nas ruas centrais da cidade de Marília, mais especificamente nos bares e hotéis onde se desenvolve a prática de comércio do corpo, que redundaram em monografia de final de curso. Desta vez a pesquisadora buscará o convívio com as mulheres também em suas residências, a partir de convites que já recebeu, pois esta inserção possibilitará compreender um conjunto de códigos e práticas do sujeito não evidentes no espaço da rua. O objetivo da pesquisa é construir, através das relações sociais que envolvem a vida das prostitutas, uma visão mais particularizada da mulher que não a das considerações baseadas nos estigmas, que recaem sobre as prostitutas, bem como apresentar outros atores envolvidos no círculo social das mulheres e conhecer suas práticas e percepções. Para completar a pesquisa, propõe-se consultar uma bibliografia que aborde, através de um olhar antropológico, questões relativas aos territórios e à circulação de valores (monetários, pessoais, etc.). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)