Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistema Corrente do Brasil: uma proposta para utilização de perfis de xbt em seu estudo dinâmico

Processo: 07/56789-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Exatas e da Terra - Oceanografia - Oceanografia Física
Pesquisador responsável:Ilson Carlos Almeida da SIlveira
Beneficiário:Leandro Ponsoni
Instituição Sede: Instituto Oceanográfico (IO). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Correntes oceânicas   Correntes geostróficas   Salinidade   Densidade (física)   Modelos matemáticos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corrente Do Brasil | Correntes De Contorno Oeste | Correntes Geostroficas | Densidade | Modelo De Feicao | Salinidade

Resumo

A coleta sinótica de dados oceanográficos para assimilação em modelos numéricos é uma tarefa complexa e dispendiosa. Uma boa alternativa para contornar este problema é a utilização de Expendable Bathythermograph (XBT) na amostragem dos campos térmicos. Contudo, tais dados não são acompanhados dos dados de salinidade. Ocorre que estudos têm mostrado que a salinidade possui um importante papel na dinâmica das correntes oceânicas ao longo do globo. Tais estudos estão centrados em movimentos de larga escala. Alguns poucos trabalhos focaram as estruturas de meso-escala, entretanto não foi encontrado nenhum que avaliasse os efeitos dos gradientes de salinidade nas feições oceanográficas associadas a tais correntes, como os meandros e vórtices. Destaca-se que o conhecimento dessas feições é importante na implementação operacional de modelos regionais de previsão oceânica. Adicionalmente, também é de fundamental importância entendermos o efeito da salinidade nas estruturas dos escoamentos diante do atual contexto de mudanças climáticas. Mudanças estas que podem ser responsáveis por alterar os campos de salinidade no oceano, seja através do degelo, da evaporação ou precipitação. Logo, o objetivo central deste trabalho é determinar a influência dos gradientes de salinidade na dinâmica de meso-escala desses escoamentos, utilizando para tanto o Sistema Corrente do Brasil ao largo do sudeste brasileiro. Serão realizados experimentos numéricos com o Princeton Ocean Model (POM), cujos campos iniciais serão construídos por meio de Modelos de Feições. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
PONSONI, Leandro. Sistema Corrente do Brasil: uma proposta para utilização de perfis XBT em seu estudo dinâmico. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto Oceanográfico (IO/DIDC) São Paulo.