Busca avançada
Ano de início
Entree

Velhas drogas, novas terapeuticas: investigacao do uso de antagonistas de adrenoceptores alfa-1 e de antagonistas de canais de calcio no retardo da ejaculacao.

Processo: 08/52587-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Bioquímica e Molecular
Pesquisador responsável:André Sampaio Pupo
Beneficiário:Luiz Ricardo de Almeida Kiguti
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IBB). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Ejaculação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Adrenoceptores Alfa-1 | Dihidropiridinas | Ejaculacao | Tamsulosin

Resumo

A ejaculação precoce é a disfunção sexual masculina com maiores taxas de incidência e prevalência. De etiologia complexa, as principais abordagens farmacológicas desta condição têm sido a utilização de anestésicos locais, antidepressivos tricíclicos e mais eficazmente a administração de inibidores seletivos da receptação de serptonina. O reflexo ejaculatório é um processo altamente organizado, envolvendo a interação de áreas centrais cerebrais e medulares, centros autonômicos simpáticos e parassimpáticos além de reflexos somáticos. O sistema nervoso simpático, através da ativação de adrenoceptores alfa1 (alfa1-ARs), particularmente o subtipo alfa1A, desempenha papel fundamental na fase de emissão do reflexo ejaculatório através da modulação da contratilidade de órgãos como o dueto deferente, vesícula seminal e próstata. Os antagonistas de alfa1-ARs e os bloqueadores de canais de cálcio são drogas clássicas utilizadas no controle da hipertensão arterial e, no caso dos antagonistas de alfa1-ARs, no alívio da obstrução da uretra proximal em casos de hipertrofia prostática benigna. Devido à importância dos alfa1-ARs e canais de cálcio dependentes de voltagem no reflexo ejaculatório, este trabalho pretende avaliar a eficácia do antagonista de alfa1-ARs Tamsulosin e das dihidropiridinas Nifedipina e (+)-Niguldipina no retardo da ejaculação em ratos e o impacto desta abordagem em parâmetros cardiovasculares. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
KIGUTI, Luiz Ricardo de Almeida. Velhas drogas, novas terapêuticas: investigação da utilização de antagonistas de adrenoceptores α1 e de bloqueadores de canais de cálcio no retardo da ejaculação. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Instituto de Biociências. Botucatu Botucatu.