Busca avançada
Ano de início
Entree

Indicadores de contaminacao microbiologica e pesquisa de marcadores de virulencia de enteropatogenos, de potencial zoonotico, identificados em solo/areia de parques e pracas de recreacao.

Processo: 07/57781-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Marcio Garcia Ribeiro
Beneficiário:Marta Catarina Fernandes
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:06/50406-0 - Fatores de virulência, epidemiologia molecular e reflexos em saúde pública de linhagens de Rhodococcus equi isoladas de animais, do homem e do ambiente, AP.JP
Assunto(s):Escherichia coli   Rhodococcus equi
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Doencas Infecciosas Animais | Enteropatogenos | Escherichia Coli | Rhodococcus Equi

Resumo

Diferentes enteropatógenos, de potencial zoonótico, são veiculados pelas fezes de animais de produção e de companhia para o ambiente. A ingestão e/ou contato com estes microrganismos no ambiente representa risco de transmissão de diferentes doenças, especialmente para determinados grupos de risco como crianças, pacientes imunossuprimidos (AIDS) e mulheres grávidas. Rhodococcus equi, Escherichia coli (0157:H7), Salmonella sp, Toxoplasma gondii e Toxocara sp, destacam-se patógenos de eliminação fecal animais domésticos, de notório potencial zoonótico, relacionados a graves doenças no homem. No Brasil, é comum o uso de caixas de areia em parques/praças de recreação. O acesso de animais - especialmente cães e gatos -, a contaminação fecal do solo e a precariedade dos hábitos de higiene de crianças (geofagia), representam riscos para transmissão de patógenos entéricos nestes ambientes. A rodococose é considerada doença emergente no homem, especialmente em pacientes com AIDS. E. coli verotoxigênica (0157:H7) causa colite hemorrágica e síndrome urêmica, geralmente fatal em crianças. Toxoplasmose causa seqüelas neurológicas irreveríveis no feto, em mulheres grávidas. Salmonella é comumente relacionada à toxi-infecções, enquanto Toxocara sp causa larva migrans visceral no homem. O presente estudo pretende avaliar a contaminação microbiológica do solo/areia de praças e parques por R. equi, E. coli, Salmonella sp, T. gondii e Toxocara sp, assim como a virulência dos agentes bacterianos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
FERNANDES, M. C.; TAKAI, S.; LEITE, D. S.; PINTO, J. P. A. N.; BRANDAO, P. E.; SANTAREM, V. A.; LISTONI, F. J. P.; DA SILVA, A. V.; RIBEIRO, M. G.. Identification of pathogens and virulence profile of Rhodococcus equi and Escherichia coli strains obtained from sand of parks. Brazilian Journal of Microbiology, v. 44, n. 2, p. 485-491, . (07/57781-3)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERNANDES, Marta Catarina. Indicadores de contaminação microbiológica e pesquisa de marcadores de virulência de enteropatógenos de animais domésticos, identificadores no solo/areia de parques e praças de recreação. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.