Busca avançada
Ano de início
Entree

Desempenho e qualidade dos ovos de poedeiras comerciais submetidas a metodos alternativos de muda forcada.

Processo: 08/50727-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Zootecnia - Produção Animal
Pesquisador responsável:Edivaldo Antônio Garcia
Beneficiário:Andréa de Britto Molino
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Botucatu. Botucatu , SP, Brasil
Assunto(s):Qualidade dos ovos   Eficiência   Aves poedeiras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desempenho | Muda Forcada | Poedeiras Comerciais | Qualidade Dos Ovos

Resumo

Com o objetivo de estudar os resultados obtidos com métodos alternativos de muda forçada e compará-los ao método convencional (jejum) será realizado um experimento utilizando-se 420 aves da linhagem Shaver, com 70 semanas de idade. O período experimental que compreende a muda forçada terá duração máxima de 28 dias e após o término, os dados de produção serão controlados durante 4 ciclos de 28 dias. Durante o período de muda, as aves receberão a dieta experimental de acordo com os tratamentos. Ao atingir perda de 25% do peso corporal, as aves serão alimentadas com ração de produção à vontade. Durante a muda, as aves receberão fotoperíodo natural e quando todos os tratamentos atingirem perda de 25% do peso corporal, será iniciada a elevação do fotoperíodo em 30 minutos/semana, até atingir 17 horas de luz/dia. Para avaliação do desempenho será utilizado um delineamento experimental em esquema fatorial 5x2, contendo cinco restrições alimentares (57, 45, 30, 15g de ração/ave/dia e jejum) com e sem utilização de calcário de granulometria grosseira, e sete repetições de seis aves por parcela, totalizando 420 aves. Para a avaliação da qualidade dos ovos serão utilizados três ovos por parcela, totalizando 210 ovos a cada período de 28 dias. Durante o período de muda serão avaliados: variação do peso corporal; produção de ovos; consumo de ração; consumo de calcário; peso dos ovos; percentagem de ovos quebrados e qualidade dos ovos (gravidade específica, resistência da casca à quebra, percentagens de gema, casca e albúmen, unidade Haugh e peso de casca por superfície de área). No período de produção pós muda, serão avaliados: produção de ovos, percentagem de ovos quebrados, consumo de ração, peso e massa de ovos, conversão alimentar e qualidade dos ovos. A análise estatística dos resultados será realizada em conformidade com os procedimentos estabelecidos no GLM do SAS (SAS Institute, 1996). (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOLINO, Andréa de Britto. Restrição alimentar e utilização de calcário de granulometria grosseira com métodos alternativos de muda forçada. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. Botucatu Botucatu.