Busca avançada
Ano de início
Entree

Movimento social, cotidiano e política: uma etnografia da questão identitária entre os sem-teto

Processo: 08/50779-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Antropologia - Antropologia Urbana
Pesquisador responsável:Heitor Frúgoli Junior
Beneficiário:Inácio de Carvalho Dias de Andrade
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Participação política   Identidade social   Sem-teto   Etnografia   Movimentos sociais urbanos
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cotidiano | Esfera Publica | Identidade | Movimento Social | Participacao Politica

Resumo

O estudo de um acampamento de sem-teto tentará articular as duas seguintes perspectivas: a) a discussão bibliográfica e o debate crítico entre a antropologia e a sociologia durante os últimos anos, nos quais cada disciplina delineou conceitos por meio dos quais vieram a discutir temas comuns, tais como movimentos sociais, crescimento da periferia urbana, trabalho e cotidiano das classes populares; desse modo, pretende-se realizar uma análise do desenvolvimento da esfera pública e da participação política, sob - e numa última instância - uma ótica antropológica, evitando, assim, tomar o mundo da política como um dado a priori, mas definido através de formulações de indivíduos em contextos particulares; b) a análise do cotidiano de um movimento social, a fim de averiguar a existência de uma identidade comum aos ocupantes ou um conflito entre mais de uma destas identidades, as ações coletivas que estão em jogo dentro do acampamento que visam melhorias no entorno e o embate entre os mundos privados e públicos dos acampados, dos quais decorrem as noções entre eles correntes de equipamentos urbanos, participação política e esfera pública; tais dinâmicas ocorrem dentro de um cenário especifico, no qual existem porosidades entre o lícito e o ilícito e o legal e o ilegal, que a princípio modulam aquilo que pode ser definido como política válida dentro desse campo particular. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANDRADE, Inácio de Carvalho Dias de. Movimento social, cotidiano e política: uma etnografia da questão identitária dos sem-teto. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.