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Os conceitos de reflexao e de critica de arte na formacao do pensamento do jovem walter benjamin

Processo: 08/51959-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Teoria Literária
Pesquisador responsável:Márcio Orlando Seligmann-Silva
Beneficiário:Wagner de Avila Quevedo
Instituição Sede: Instituto de Estudos da Linguagem (IEL). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Filosofia alemã   Walter Benjamin   Romantismo alemão   Crítica de arte
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Critica De Arte | Filosofia Alema | Friedrich Schlegel | Romantismo Alemao | Walter Benjamin

Resumo

O presente projeto pretende investigar as relações entre o pensamento dos primeiros românticos alemães e o de Walter Benjamin, precisamente, através de sua tese "O conceito de crítica de arte no romantismo alemão", de 1919. De um modo mais específico, esta pesquisa procura focar o lugar sistemático do conceito de reflexão (Reflexion) na filosofia alemã do século XV11I que, nos românticos, desdobra-se na tarefa da crítica de arte, a Kunstkritik. A hipótese de leitura ora considerada é de que o par conceitual reflexão/critica serve de princípio hermenêutico para os demais textos de Benjamin abordados nesta pesquisa: As afinidades eletivas de Goethe (1922) e Origem do drama barroco alemão (1925). A tarefa inicial e determinante desta pesquisa é a de circunscrever alguns dos desdobramentos da filosofia alemã pós-kantiana, pois é a partir deste contexto que W. Benjamin resgata o momento sistemático de formulação da teoria romântica da arte. Dentro disto cabe dar ênfase aos textos de Friedrich Schlegel e Novalis por ocasião da edição da revista Athenäum, com os quais a leitura de Benjamin fornece a caracterização, a partir da recepção de Kant e dos desenvolvimentos da Doutrina da Ciência de Fichte, do primeiro romantismo (Frühromantik). O terceiro e decisivo passo é o de considerar que os escritos do jovem Benjamin a propósito de Goethe e do drama barroco (Trauerspiel) possuem a estrutura romântica do medium-de-reflexão, em que o pensamento se coloca para desdobrar-se a si mesmo e, pela infinitude da reflexão, abarcar estes objetos. Percorridos esses três momentos, acredita-se estar de posse de um esboço sobre a formação do pensamento de W. Benjamin. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
QUEVEDO, Wagner de Avila. Reflexão absoluta como medium da crítica de arte = um estudo da crítica filosófica do jovem Walter Benjamin. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem.