Busca avançada
Ano de início
Entree


Reflexão absoluta como medium da crítica de arte = um estudo da crítica filosófica do jovem Walter Benjamin

Texto completo
Autor(es):
Wagner de Avila Quevedo
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Data de defesa:
Membros da banca:
Susana Kampff Lages; Markus Volker Lasch
Orientador: Márcio Orlando Seligmann Silva
Resumo

O presente estudo pretende apresentar a formação do conceito de crítica filosófica na obra do jovem Walter Benjamin a partir da teoria da reflexão dos primeiros românticos alemães (F. Schlegel e Novalis). Se para os românticos a teoria da reflexão é, na leitura de Benjamin, fundamento e pressuposto essencial da crítica de arte, o conceito de crítica benjaminiano se distingue do romântico por meio da problematização da clássica divisão entre forma e conteúdo na arte, para cuja discussão Benjamin traz à baila a estética tardia de Goethe. Contudo, a crítica de Benjamin se aproxima da romântica na medida em que aquela teoria da reflexão realiza, como crítica, uma profunda superação dos problemas clássicos da filosofia alemã, teoria que Benjamin interpreta como medium-de/da-reflexão capaz de elevar a crítica ao mesmo potencial revolucionário vislumbrado pelo romantismo enquanto ruptura estética e filosófica no século XVIII (AU)

Processo FAPESP: 08/51959-8 - Os conceitos de reflexao e de critica de arte na formacao do pensamento do jovem walter benjamin
Beneficiário:Wagner de Avila Quevedo
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado