Busca avançada
Ano de início
Entree

Sobre a função proposicional no sujeito epistêmico em Jean Piaget

Processo: 08/51978-2
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de agosto de 2009
Vigência (Término): 31 de janeiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Ricardo Pereira Tassinari
Beneficiário:Rafael dos Reis Ferreira
Instituição-sede: Faculdade de Filosofia e Ciências (FFC). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Marília. Marília , SP, Brasil
Assunto(s):Epistemologia genética

Resumo

Podemos notar a importância que a função proposicional tem para o desenvolvimento da Lógica e da Matemática contemporânea no estudo dos fundamentos da ciência contemporânea. A noção de função proposicional surge propriamente, na história da Lógica com Frege e Russell, autores que investigaram os fundamentos do saber científico e filosófico contemporâneo. Uma das questões pertinentes ao tema do papel da função proposicional é saber qual sua relação com o sujeito que a utiliza, ou seja, o sujeito do conhecimento ou sujeito epistêmico. Dentre as teorias mais estruturadas e atuais que buscam responder a questão encontramos a Epistemologia Genética de Jean Piaget. Segundo Piaget (1978, p. XVI)" [...] o problema geral formulado pela epistemologia genética [...][é ] o de procurar descobrir qual a relação entre a natureza do conhecimento em função de seus mecanismos formadores [...]". Nesta perspectiva, o presente projeto tem por objetivo, então, explicitar, na perspectiva da Epistemologia Genética de Jean Piaget, como o sujeito do conhecimento se torna capaz de usar funções proposicionais, que é uma dos esquemas formadores do conhecimento do sujeito epistêmico. Muitos lógicos procuram se distanciar dessa questão, sob o argumento de se recair no psicologismo; assim, uma das tarefas que nos colocamos nesta pesquisa é verificar em que medida a Lógica pode ser investigada em uma perspectiva epistemológica das estruturas formadoras, sem recair no psicologismo. A Epistemologia Genética é um campo multidisciplinar que busca-articular diversas contribuições da ciência contemporânea, em especial da Lógica, da Biologia e da Psicologia. Pensamos que a pesquisa a ser realizada aproximar-nos-á da natureza da função proposicional e permitir-nos-á compreender os fundamentos da ciência contemporânea sob o viés da Lógica Operatória de Piaget. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FERREIRA, Rafael dos Reis. Sobre o uso da função proposicional e sua gênese segundo a epistemologia genética. 2011. 111 f. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Filosofia e Ciências. Marília.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.