Busca avançada
Ano de início
Entree

Relevancia da dimensao cultural na escolarizacao de criancas negras.

Processo: 08/51972-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Roseli Fischmann
Beneficiário:Thiago dos Santos Molina
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Sucesso escolar   Cultura escolar
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cultura Escolar | Cultura Negra | Educacao De Criancas Negras | Educacao Multicultural | Sucesso Escolar

Resumo

O objetivo geral deste projeto de pesquisa é investigar as bases teóricas e práticas escolares de pedagogias estruturadas a partir das reminiscências culturais negras na diáspora, voltadas para favorecer a escolarização de crianças pertencentes a este mesmo grupo étnico-racial. Ou seja, tratamos aqui do problema relativo à relevância da dimensão cultural para a escolarização de crianças afro-descendentes. Pretende-se atingir este intento com a realização de um estudo comparativo de casos, utilizando em especial o referencial teórico e metodológico dado por A. Wade Boykin, James A. Banks, Luis A. Gonçalves, Petronilha B. G. e Silva, entre outros autores. Serão tratados dois projetos educativos, frutos de contextos sócio-históricos diferenciados, porém com problemas similares (em Salvador, Bahia e Washington, D.C., EUA), tais como o passado escravista; o julgamento preconceituoso e estético pejorativos da produção cultural e /ou religiosa negra; e o racismo, explícito ou não, contra africanos e seus descendentes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MOLINA, Thiago dos Santos. Relevância da dimensão cultural na escolarização de crianças negras. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.