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PLANEJAMENTO EDUCACIONAL INDIVIDUALIZADO NA EDUCACAO ESPECIAL: propostas oficiais da Italia, Espanha, Franca e Estados Unidos.

Processo: 08/52356-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Enicéia Gonçalves Mendes
Beneficiário:Gabriela Tannús Valadão
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Planejamento educacional   Inclusão escolar   Políticas públicas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Inclusao Escolar | Individualizado | Personalizado | Planejamento Educacional | Politicas Publicas | Projeto De Escolarizacao

Resumo

O aumento das exigências pela prática da inclusão escolar, anunciada pela Declaração de Salamanca (1994), desencadeou diversas discussões relacionadas ao formato do planejamento da prática pedagógica para pessoa em situação de deficiência. Embora esta prática receba diferentes nomes nos diversos países variando entre os termos plano\planejamento\projeto, educacional\escolástico\de escolarização e personalizado\individualizado, o ponto em comum é a existência de dispositivos legais que garante a todo aluno em situação de deficiência o direito de um plano educacional talhado individualmente para responder às suas necessidades diferenciadas. Considerando que este tipo de prática não é regulamentado em nosso país e que talvez sua ausência explique muitos problemas da atual de inclusão escolar em nossa realidade, o propósito do presente estudo é estudar os modelos de planejamento educacional individualizado utilizados em diferentes países. O estudo de natureza documental será baseado em fontes produzidas no período entre 1994 a 2008, que tratem dos fundamentos teóricos e legais, artifícios, métodos e recursos utilizados nas práticas de inclusão escolar para elaborar o planejamento educacional individualizado nos Estados Unidos, Inglaterra, França, Itália e Espanha. A partir da análise qualitativa dos documentos espera-se identificar subsídios para uma proposta de regulamentação deste tipo de prática no Brasil. (AU)

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