Busca avançada
Ano de início
Entree

Entre as idéias e a ação: o Visconde de Uruguai, o direito e a política na consolidação do Estado-nacional

Processo: 08/52068-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Monica Duarte Dantas
Beneficiário:Pedro Gustavo Aubert
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Liderança política   Estado (política)   Práticas políticas   Biografias   Direito   Nação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biografia | Direito | Estado | Nacao | Politica | Projeto

Resumo

A pesquisa aqui proposta pretende investigar a atuação política de Paulino José Soares de Souza, Visconde do Uruguai, no período compreendido entre 1856 e 1866. Coloca-se aqui a tarefa de evidenciar a existência de um projeto de Estado e como isso influenciou e também foi influenciado pela sua prática política. Em 1853, Paulino Soares de Souza, que até então tivera um papel fundamental nas definições políticas da alta cúpula do Império, saiu do Ministério dos Negócios Estrangeiros e nunca mais voltou a ocupar outra pasta. Em 1855 viajou para a Europa e voltou um ano depois afirmando que lhe ocorrera uma "revolução nas idéias". Contrário à política da conciliação iniciada após sua saída do gabinete, constituía, então, juntamente com Eusébio de Queiroz e Rodrigues Torres, uma ala minoritária dentro do Partido Conservador. O período que nos propomos a estudar é considerado pela historiografia como um ostracismo de Uruguai, ainda que tenha permanecido em no Senado e no Conselho do Estado, e suas idéias estivessem no foco de discussões políticas centrais para o Estado imperial. Deste modo, pretende-se elucidar qual era o projeto político de Uruguai e responder à questão de se sua defesa e atuação na centralização política do segundo reinado era um fim em si mesmo ou se era um meio para se chegar a alguma outra situação. No caso de ser a segunda opção, coloca-se a tarefa de dizer a que fim se pretendia chegar. No período que nos propomos a estudar, Uruguai foi um prolífico escritor, destacando-se as obras Ensaio Sobre o Direito Administrativo e Estudos Práticos Sobre a Administração de Províncias do Brasil. Senador e Conselheiro de Estado, continuou aturando nestas duas instituições, sendo os Anais do Senado e as Atas do Conselho de Estado uma fonte valiosa para analisar sua atuação política. Seu epistolário, sob a guarda do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro (IHGB) constitui também uma fonte muito importante, pois pertence à esfera privada, contendo opiniões que não são enunciadas em espaços institucionais, o que permite uma comparação entre as fontes, ampliando as perspectivas críticas da pesquisa. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
AUBERT, Pedro Gustavo. Entre as idéias e a ação: O Visconde de Uruguai, o direito e a política na consolidação do Estado Nacional (1850 - 1866). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.