Busca avançada
Ano de início
Entree

Sistemas teoricos em kant: o controle da experiencia a partir das maximas da razao

Processo: 08/51584-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Filosofia - Epistemologia
Pesquisador responsável:Zeljko Loparic
Beneficiário:Rodrigo Augusto Rosa
Instituição Sede: Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ideias Regulativas | Metodo Hipotetico | Razao Teorica | Unidade Sistematica

Resumo

Para Kant as idéias regulativas são usadas nas ciências experimentais. O objetivo do nosso trabalho é analisar como este uso é apresentado por Kant no Apêndice à Dialética Transcendental. Identificamos o método hipotético (CRP B 675) como parte do que Kant entendia como sendo o método científico. Isto é, o método hipotético da razão é o responsável pela elaboração das teorias científicas. Tais teorias são elaboradas com base nas idéias regulativas. Dessa forma surge o seguinte problema: uma vez que para Kant a ciência trabalha apenas com problemas solúveis (CRP, B 452), como é possível elaborar teorias científicas com base em idéias? Isto é, as idéias são por definição conceitos intuitivamente impossíveis (e, portanto empiricamente insolúveis), desse modo, como é possível utilizar estes conceitos nas ciências empíricas? Do nosso ponto de vista, o Apêndice à Dialética Transcendental visa solucionar este problema. No Apêndice, Kant formula o princípio da unidade sistemática. A unidade sistemática é uma máxima heurística da razão que visa a maior amplitude possível do conhecimento (CRP B 694). Tal máxima tem o objetivo de construir sistemas nos quais as idéias regulativas possam ser consideradas conceitos possíveis. Chamamos os objetos designados pelas idéias regulativas nesses sistemas de objetos sistêmicos. Tais objetos são os conjuntos das regras que interpretam as propriedades das idéias regulativas mediante a analogia com a experiência. Assim mediante o método hipotético da razão é possível submeter a testes empíricos as regras analógicas derivadas desses conceitos incondicionados (CRP B 675). Dessa forma o uso das idéias regulativas nas ciências acontece na medida em que elas são conceitos possíveis em sistemas análogos à experiência. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ROSA, Rodrigo Augusto. Sistemas teóricos em Kant: o controle da experiência mediante as máximas da razão. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Campinas, SP.