Busca avançada
Ano de início
Entree

Educação ambiental a luz da análise do discurso

Processo: 08/51719-7
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2009
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Pedro Roberto Jacobi
Beneficiário:Samia Nascimento Sulaiman
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Educação ambiental   Legislação ambiental   Jornalismo ambiental   Recursos hídricos   Representações sociais   Qualidade de vida   Qualidade ambiental
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Educacao Ambiental | Jornalismo Ambiental | Recurso Hidrico | Representacao Social

Resumo

Pela legislação nacional sobre Educação Ambiental, cabe aos meios de comunicação colaborar de maneira ativa e permanente na disseminação de informações e práticas educativas sobre meio ambiente e incorporar a dimensão ambiental em sua programação (Lei 9.795/99, art. 3º, inciso IV). Estabelece-se, assim, o papel educativo da mídia na difusão de conhecimento e propulsão de representações sociais, que gerem conhecimento e práticas de sustentabilidade, voltadas â melhoria da qualidade de vida e do meio ambiente, o que envolve recursos hídricos. O principal recurso hídrico brasileiro, e mundial, é o rio Amazonas; no entanto, em 2005, o rio sofreu uma perversa estiagem de implicações ambientais, sociais, econômicas, políticas, bem como psicossociais. Com base nessa situação-problema, busca-se analisar o discurso sobre o rio Amazonas como recurso hídrico em matérias jornalísticas na mídia impressa (Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo) e eletrônica (revistas Página 22 e Envolverde), representantes importantes, como veículos de massa, para observar o potencial educacional dos meios de comunicação. Pretende-se identificar e analisar, por meio da Teoria da Análise Critica do Discurso, as representações sociais (reproduzidas e (re)conceituadas no discurso jornalístico antes e depois da estiagem. Já que o caráter social das representações transparece na função de contribuir para os processos de formação de condutas e de orientação das comunicações sociais, o presente projeto tem como finalidade identificar as implicações das representações, veiculadas na mídia de massa, sobre o meio ambiente, relacionadas ao pensar e ao agir sobre o meio ambiente, para a efetivação da Educação Ambiental. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SULAIMAN, Samia Nascimento. Educação ambiental à luz da análise do discurso da sustentabilidade: do conhecimento científico à formação cidadã. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Educação (FE/SBD) São Paulo.