Busca avançada
Ano de início
Entree

Leguminosas fixadoras de nitrogenio facilitam o estabelecimento e desempenho de especies arboreas em uma floresta de restinga?

Processo: 08/51698-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de março de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Alexandre Adalardo de Oliveira
Beneficiário:Julia Stuart
Instituição Sede: Instituto de Biociências (IB). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Restinga   Interação   Leguminosae   Nitrogênio
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Facilitacao | Interacoes | Leguminosas | Nitrogenio | Restinga

Resumo

As interações positivas entre as espécies são amplamente aceitas como processos importantes nas comunidades, principalmente em ambientes com certo grau de estresse abiótico. A restinga é um ecossistema com características peculiares, no que se refere ao tipo de substrato e ao gradiente vegetacional a ele relacionado, que vem sofrendo alterações severas devido à atividade antrópica. O solo da restinga é arenoso e, por isso, pobre em nutrientes. Muitas plantas têm dificuldade em obter nitrogênio do solo, mas as leguminosas são conhecidas por sua capacidade de fixar esse elemento através da associação com bactérias. O presente estudo visa avaliar se a importância da fixação biológica de nitrogênio pelas leguminosas pode ser estendida às espécies que interagem com as mesmas, através de uma relação de facilitação no estabelecimento e desempenho de plântulas. Para tanto, serão feitas comparações entre riqueza e densidade de plântulas em três micrositios distintos: sob indivíduos adultos de leguminosas, de não-leguminosas e na ausência de indivíduos. Além disso, serão feitos experimentos com adição de nitrogênio em plântulas plantadas nesses mesmos micrositios a fim de acompanhar e comparar o desempenho das mesmas. Os resultados do presente estudo podem levar a uma maior compreensão do grau de importância da facilitação sobre o estabelecimento e distribuição das espécies na restinga, o que é importante para garantir a manutenção da diversidade em ações de manejo, como a restauração. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
STUART, Julia. Leguminosas fixadoras de nitrogênio facilitam outras espécies arbóreas em uma floresta de restinga?. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Biociências (IBIOC/SB) São Paulo.