Busca avançada
Ano de início
Entree

Agentes infecciosos de carnovoros domesticos e sivestres em areas de silvicultura do alto paranapanema: implicacoes para a conservacao.

Processo: 08/51759-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia Aplicada
Pesquisador responsável:Eliana Reiko Matushima
Beneficiário:Thaís Rovere Diniz Reis
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Zoonoses   Conservação   Gatos   Patologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Cachorro | Conservacao | Gato | Patologia | Zoonose

Resumo

A redução dos habitais naturais e sua substituição por atividades agropecuárias levam a uma maior proximidade entre humanos e seus animais domésticos com os animais silvestres e, com ela, o aumento da competição por alimento e da disseminação de doenças entre eles. As doenças podem afetar o comportamento, a reprodução, ou mesmo, levar os animais à morte, comprometendo a conservação das espécies envolvidas, algumas com populações muito reduzidas e ameaçadas de extinção. Informações sobre esta interface ainda são escassas, principalmente no Brasil. Assim, o presente projeto tem por objetivo avaliar a prevalência de agentes infecciosos (virais, parasitários e bacterianos) em carnívoros domésticos e silvestres em área de silvicultura do Alto Paranapanema, na região centro-sul do estado de São Paulo e descrever e avaliar a dieta de cães e gatos domésticos, a fim de estimar a pressão de caça sobre as espécies de presas silvestres e possíveis sobreposições de nicho com os carnívoros silvestres. Para isto serão coletadas fezes nas propriedades rurais da área de estudo para análise de macroparasitas e dieta e amostras de sangue de carnívoros domésticos para exame sorológico para Cinomose, Raiva, Leptospirose e Parvovirose. Com este estudo, a ser realizado entre Agosto de 2008 e Julho de 2010, pretende-se contribuir para o conhecimento da dinâmica das doenças (zoonoses ou não) em carnívoros domésticos e silvestres e para a conservação da vida silvestre, principalmente em agroecossistemas. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REIS, Thaís Rovere Diniz. Agentes infecciosos e dieta de carnívoros domésticos e silvestres em área de silvicultura do Alto Paranapanema: implicações para a conservação. 2012. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.