Busca avançada
Ano de início
Entree

Modulacao autonomica cardiovascular em jovens sedentarios e fisicamente ativos com historia familiar positiva de diabetes: respostas ao teste de estresse mental e ao exercicio agudo.

Processo: 08/51868-2
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de junho de 2010
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Educação Física
Pesquisador responsável:Kátia de Angelis Lobo D Avila
Beneficiário:Michelle Sartori
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde. Universidade São Judas Tadeu (USJT). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Diabetes mellitus   Pressão sanguínea   Hereditariedade
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Diabetes | Exercicio Agudo | Hereditariedade | Neuropatia Autonomica | Pressao Arterial

Resumo

No diabetes, a neuropatia autonômica é uma complicação freqüente e está associada com aumento da mortalidade. Considerando que filhos de diabéticos têm maior risco de desenvolver esta doença, o objetivo do presente trabalho será avaliar parâmetros metabólicos, hemodinâmicos e autonômicos em repouso e em resposta a um teste de estresse mental, ao exercício estático com um dinamômetro de handgrip, bem como a uma sessão de exercício dinâmico aeróbio em indivíduos sedentários e fisicamente ativos com história familiar positiva e negativa de diabetes. Serão selecionados 48 sujeitos do sexo masculino que serão divididos em 4 grupos: sedentários com pais normoglicêmicos, sedentários com pais diabéticos, fisicamente ativos com pais normoglicêmicos e fisicamente ativos com pais diabéticos (n=12 em cada grupo). A pressão arterial, a freqüência cardíaca, a variabilidade da freqüência cardíaca (FFT), a glicemia, os triglicérides e o colesterol total serão avaliados nos indivíduos em repouso, em resposta a um teste de estresse mental, ao exercício estático com um dinamômetro de preensão palmar (handgrip) e a uma sessão de exercício dinâmico aeróbico (esteira). Nossos resultados poderão colaborar para o entendimento dos mecanismos responsáveis pelo desenvolvimento do diabetes, bem como demonstrar a importância da atividade física na prevenção de disfunções precoces que aumentam o risco de desenvolvimento de diabetes. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)