Busca avançada
Ano de início
Entree

Pesquisa de leishmania sp. em lesoes cutaneas de felinos do municipio de aracatuba.

Processo: 08/52489-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Clínica e Cirurgia Animal
Pesquisador responsável:Mary Marcondes
Beneficiário:Juliana Peloi Vides
Instituição Sede: Faculdade de Odontologia (FOA). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Araçatuba. Araçatuba , SP, Brasil
Assunto(s):Dermatopatias   Gatos   Zoonoses   Leishmaniose   Histopatologia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dermatopatias | Gatos | Histopatologia | Leishmaniose | Zoonose

Resumo

A leishmaniose visceral, também conhecida como Calazar, é causada por protozoários do gênero Leishmania. A doença é importante pelo impacto que produz na saúde pública, notadamente pela alta incidência, letalidade e implicações econômicas, constituindo-se em sério problema sanitário. O cão é considerado o principal reservatório doméstico na transmissão humana dos casos de leishmaniose visceral, entretanto a descoberta do gato doméstico como um animal suscetível e fonte de infecção de leishmaniose visceral gera uma preocupação crescente, uma vez que a ascensão da popularidade dessa espécie é evidente nos últimos anos. Desta forma, é importante que se conheça o papel do gato na epidemiologia da leishmaniose visceral, uma vez que existem relatos da doença nesta espécie e já foi comprovada sua capacidade de transmissão. Os sintomas observados na leishmaniose felina são inespecíficos e assemelham-se aos observados em cães, dentre os quais destacam-se as lesões cutâneas, muito freqüentes na leishmaniose visceral canina, detectadas em aproximadamente 90% dos casos. Sendo assim, o presente estudo tem por objetivos pesquisar a existência da Leishmania sp. em lesões de pele de gatos domésticos; determinar a sensibilidade e a especificidade do exame histopatológico em lesões cutâneas causadas por Leishmania sp. comparando o método com o exame parasitológico e tentar identificar a espécie de Leishmania envolvida em lesões de pele de gatos. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
VIDES, Juliana Peloi. Infecção por Leishmania chagasi em gatos com dermatopatias provenientes de área endemica para Leishmaniose visceral. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Medicina Veterinária. Araçatuba Araçatuba.