Busca avançada
Ano de início
Entree

Atividade antioxidante e composicao fenolica de verduras e legumes consumidos no brasil.

Processo: 08/52834-4
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de abril de 2010
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Ciência e Tecnologia de Alimentos - Ciência de Alimentos
Pesquisador responsável:Severino Matias de Alencar
Beneficiário:Ana Paula Tiveron
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Verduras   Compostos fenólicos   Antioxidantes   Legumes
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atividade Antioxidante | Compostos Fenolicos | Legumes | Verduras

Resumo

O Brasil é um país que se destaca em relação à produção de hortaliças devido principalmente às condições climáticas favoráveis e ao fácil acesso de aquisição pela população. Os vegetais são alimentos bastante consumidos na dieta e possuem muitos componentes bioativos benéficos a saúde humana. Um exemplo desses componentes são os compostos fenólicos, os quais apresentam vários efeitos biológicos, como por exemplo atividade antioxidante. Os compostos com atividade antioxidante têm despertado cada vez mais o interesse pelos cientistas, uma vez que os consumidores vêm buscando por alimentos com efeitos benéficos á saúde. De fato, vários estudos têm demonstrado uma relação direta entre o consumo adequado de vegetais e a redução de doenças crônicas. Além disso, a indústria de alimentos tem procurado substituir os antioxidantes sintéticos por naturais e, neste sentido, os legumes e as verduras se apresentam como fontes promissoras. Portanto, o objetivo geral deste trabalho será avaliar a atividade antioxidante e a composição fenólica das principais verduras e legumes consumidos no Brasil, uma vez que os estudos sobre o potencial antioxidante desses vegetais são escassos. Espera-se também que através dos resultados obtidos seja possível criar subsídios para a exploração de antioxidantes naturais e para que estudos futuros possam avaliar a relação entre os compostos antioxidantes encontrados nesses vegetais e a prevenção de doenças. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
TIVERON, Ana Paula. Atividade antioxidante e composição fenólica de legumes e verduras consumidos no Brasil. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.