Busca avançada
Ano de início
Entree

O brasil na historiografia inglesa dos anos joaninos (1809-1821).

Processo: 08/53385-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2011
Área de conhecimento:Ciências Humanas - História - História do Brasil
Pesquisador responsável:Jean Marcel Carvalho França
Beneficiário:Lilian Martins de Lima
Instituição Sede: Faculdade de Ciências Humanas e Sociais (FCHS). Universidade Estadual Paulista (UNESP). Campus de Franca. Franca , SP, Brasil
Assunto(s):Historiografia   Ingleses
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Dom Joao Vi | Historia Do Brasil | Historiografia | Ingleses

Resumo

A partir do século XIX, o Brasil e sua história, paulatinamente, passam a ser objeto da análise de poetas, de viajantes, de diplomatas, de comerciantes de origem inglesa, entre outros. O interesse despertado pela história do país coincide, nesse caso, com a crescente presença inglesa no território, estimulada, entre outros fatores, pelos episódios derivados da abertura dos portos da colônia às nações amigas - uma entre as diversas medidas empreendidas pelo monarca D. João VI com a transferência da corte portuguesa em 1808. A atuação dos ingleses no Brasil desses tempos foi intensa, destacando-se no ramo do comércio marítimo, nas modas, na botânica, na arquitetura, etc. No tocante à escrita da história, coube aos ingleses o pioneirismo nas reflexões sobre a trajetória vivenciada pelo país até aquele momento. Pautados em arquivos europeus, no relato de terceiros, ou na observação do cotidiano, eles se dispuseram a escrever uma história do Brasil, como foram os casos de Andrew Grant, Robert Southey e James Henderson, durante o período joanino. O objetivo da pesquisa é a análise das obras produzidas por esses três ingleses a fim de compreender de que maneira a história do Brasil foi escrita e compreendida; dito de outro modo, buscamos compreender como se deu a elaboração de uma história do Brasil pela historiografia inglesa entre 1809 e 1821. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
LIMA, Lilian Martins de. O Brasil na historiografia inglesa dos anos joaninos. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista (Unesp). Faculdade de Ciências Humanas e Sociais. Franca Franca.