Busca avançada
Ano de início
Entree

Mecanismo de ação, isolamento e identificação dos princípios ativos com ação anticâncer de Calea pinnatifida Banks

Processo: 08/53652-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 30 de junho de 2012
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Farmacologia - Farmacologia Geral
Pesquisador responsável:João Ernesto de Carvalho
Beneficiário:Gabriela Menezes Marchetti
Instituição-sede: Centro Pluridisciplinar de Pesquisas Químicas, Biológicas e Agrícolas (CPQBA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Paulínia , SP, Brasil
Assunto(s):Apoptose   Antineoplásicos

Resumo

O câncer é um conjunto de doenças que acomete milhões de pessoas por ano em todo o mundo. Caracteriza-se por conter células instáveis que passam a não mais responder aos estímulos externos de proliferação, diferenciação e morte celular. Além disso, essas células têm capacidade invasiva, sobrevivem e proliferam em novos ambientes, produzindo metástases. O Brasil país com imensa biodiversidade, possui uma flora particularmente rica e que permanece muito pouco estudada. A descoberta de muitos quimioterápicos obtidos de produtos naturais incentiva a busca de novos anticancerígenos na flora brasileira. O estudo da Calea pinnatifida, espécie pertencente à família Asteraceae, torna-se importante no desenvolvimento de novos quimioterápicos devido à presença de lactonas sesquiterpênicas entre seus princípios ativos. Em trabalho anterior o extrato bruto dilorometânico apresentou atividade antiproliferativa, em cultura de células tumorais humanas e anticâncer em modelos "in vivo" de Tumor Ascítico e Sólido de Ehrlich. Com isso torna-se importante a descoberta dos princípios ativos responsáveis por essa atividade e o seu mecanismo de ação. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
MARCHETTI, Gabriela Menezes. Atividade antitumoral do Arucanolídeo, germacranolídeo isolado de Calea pinnatifida. 2012. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.