Busca avançada
Ano de início
Entree

Michel serres e a formacao do homem contemporaneo.

Processo: 08/51983-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de agosto de 2008
Data de Término da vigência: 31 de julho de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Fundamentos da Educação
Pesquisador responsável:Silvio Donizetti de Oliveira Gallo
Beneficiário:Maria Emanuela Esteves dos Santos
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Circuitos De Hominescencia | Homem Contemporaneo | Inovacoes Evolutivas | Michel Serres | Paidea

Resumo

Michel Serres é um filósofo que sé destaca por seu pensamento original e sedutor. Longe dos imperialismos teóricos, o autor percorre os grandes domínios do conhecimento (ciências exatas e humanas, literatura, arte e religiões) na tentativa de reconciliar os diversos ramos do saber. Apesar da diversidade de sua obra, é possível compreendê-la em dois períodos: o primeiro, no qual sobressai um Serres historiador das ciências, e o segundo, no qual a comunicação passa a ocupar, cada vez mais, o centro de sua reflexão filosófica. Nossa pesquisa volta-se, sobretudo, para esta última fase da filosofia de Serres aberta com o livro "Statues" (1987). E, nessa fase, principalmente, no livro "Hominescence", no qual o filósofo se dedica a pensar o humano a partir do que ele denomina "inovações evolutivas do século XX". Publicado em 2001, o livro propõe uma "emergência hominiana" mesclada de inquietudes e esperanças, uma vez que não se pode mensurar, ainda, que tipo de homem tais novidades faz surgir. Traduzido no Brasil em 2003, com o título Hominescências, ele é pois, o texto- base desse projeto, que tem como objetivo explicitar a formação do homem contemporâneo em Michel Serres, Construiremos essa explicitação através dos "circuitos de hominescência": "Corpo, Mundo e Outros" que eqüivalem a caminhos percorridos pelo homem e resultam na sua transformação. Isso decorre do fato de que, para Serres, as relações definem o ser," de maneira que não existimos como entes, nem como seres, mas como modos (Serres, 2003, p.62). Esta é a principal idéia que pretendo evidenciar em Hominescências, descrevendo e analisando cada circuito e suas respectivas inovações contemporâneas responsáveis pela emergência do novo homem.É neste sentido que o estudo da formação do homem contemporâneo que proponho se refere a um ideal de educação do homem, que escapa à simples instrução e atinge o indivíduo em profundidade, em todo o seu ser, seus hábitos, emoções e afeições. Uma formação que se assemelha à paidéa grega, no seu intento de educar um elevado tipo de homem. A hipótese que levanto é, portanto, a de uma paidéa em Serres, que se estrutura fim razão rias inovações evolutivas dos dias atuais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SANTOS, Maria Emanuela Esteves dos. Michel Serres: a possível nova hominescência e os desafios para a educação do homem contemporanêo. 2010. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.