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Os registros das Escolas Normais, Brasil e Portugal: histórias, memórias e práticas de arquivamento

Processo: 08/54563-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação
Pesquisador responsável:Maria Cristina Menezes
Beneficiário:Eva Cristina Leite da Silva
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Arquivamento e recuperação da informação   Memória coletiva   História da educação   Escolas
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Arquivo | Documento | Ecola | Historia | Memoria | Professor

Resumo

O projeto de pesquisa aqui proposto se inscreve no âmbito da história das instituições escolares, com interesse em escolas de formação de professores, denominadas por um longo período como Escolas Normais. As experiências de investigação no que tange a história cultural têm demonstrado a importância de releituras da história das instituições escolares. Estas releituras procuram olhar a escola buscando compreendê-la nas suas diversas tessituras - constituição, representação, identificação, etc. E é dentro de um sistema de habilitação para formação de professores, com forma e gramática escolar construídas nos processos educativos que se pretende percorrer o histórico de duas escolas normais, uma no Brasil, na cidade de Campinas, São Paulo e a outra em Portugal, na cidade de Lisboa. Ambas foram às primeiras instituições públicas criadas para tal fim. As investigações aqui pretendidas têm na produção documental institucional (registros escolares) o principal corpus da pesquisa. Os registros escolares (livros, fotografias, pinturas e objetos tridimensionais no geral), estão perpassados pelas práticas cotidianas que são objetivadas a partir do pedagógico e do administrativo. Mas quais práticas educacionais são registradas? Quais informações são encontradas? Quais contextos e particularidades? Questionamentos estes percorridos nesta pesquisa - vida escolar no curso de formação de professores e prática de arquivamento – entre outros correlacionados e que se pretende elucidar. (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SILVA, Eva Cristina Leite da. Os registros da Escola Normal, Brasil e Portugal: historias, memorias e praticas de escrituração no inicio do seculo XX. 2010. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.