Busca avançada
Ano de início
Entree

Atenção e controle inibitório em pré-escolares e correlação com sintomas de desatenção e hiperatividade

Processo: 08/51715-1
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Psicologia - Psicologia Cognitiva
Pesquisador responsável:Alessandra Gotuzo Seabra
Beneficiário:Bruna Tonietti Trevisan
Instituição Sede: Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS). Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Instituto Presbiteriano Mackenzie. São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/11767-9 - Desenvolvimento e validação de instrumentos de avaliação neuropsicológica, AP.JP
Assunto(s):Atenção (processos psicológicos)   Transtorno do deficit de atenção com hiperatividade   Crianças em idade escolar   Avaliação neuropsicológica
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Atencao | Avaliacao Neuropsicologica | Controle Inibitorio | Desantencao | Hiperatividade | Pre-Escolares

Resumo

O TDAH é um distúrbio que atinge aproximadamente 5% de crianças em idade escolar. Apesar de evidências de comprometimento cognitivo em tal transtorno, seu diagnóstico ainda é predominantemente clínico. As funções executivas têm sido apontadas como uma habilidade comprometida, sendo que crianças do TDAH tendem a apresentar piores desempenhos em testes executivos. Embora a desatenção e a hiperatividade possam causar vários prejuízos, poucos são os instrumentos brasileiros disponíveis para tal avaliação, especialmente para a idade pré-escolar, quando intervenções poderiam ser introduzidas de forma precoce. Objetivo: avaliar atenção e controle inibitório em crianças pré-escolares, mais especificamente analisar a precisão de testes que avaliam atenção e controle inibitório; verificar a relação entre sintomas de desatenção e hiperatividade e funções executivas, verificando se os desempenhos nos testes diferem entre os grupos de crianças com e sem sintomas de desatenção e hiperatividade; verificar se os desempenhos nos testes estão correlacionados entre si; e verificar a relação entre as funções executivas e o desenvolvimento de crianças pré-escolares, analisando se as habilidades de atenção e controle inibitório aumentaram com a progressão das faixas etárias e das séries escolares. Participarão 100 pré-escolares, com idades entre 4 e 6 anos, de ambos os sexos, de escolas públicas de Itatiba. Instrumentos: Testes de Atenção por Cancelamento, de Trilhas, de Stroop, de Geração Semântica, Test of Variables of Attention, Simon Task, Escala de Maturidade Mental Colúmbia, Escala de TDAH e Questionário de Conners. Serão conduzidas análises de precisão por meio do alfa de Cronbach e do coeficiente de Spearman-Brown; análise de regressão entre resultados nas escalas e desempenhos nos testes executivos; ANCOVA para verificar se grupos extremos conforme desempenhos nas escalas diferem nos testes executivos, tendo estanino da EMMC como covariante; Análise de correlação entre os desempenhos em todos os testes; e ANCOVA para verificar se as habilidades de atenção e controle inibitório aumentaram com a progressão das faixas etárias e das séries escolares, tendo o estanino da EMMC como covariante. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)