Busca avançada
Ano de início
Entree

A profissao docente em questao: genero do discurso, genero de atividade, habitus

Processo: 08/53749-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de outubro de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2013
Área de conhecimento:Ciências Humanas - Educação - Tópicos Específicos de Educação
Pesquisador responsável:Ana Luiza Bustamante Smolka
Beneficiário:DANIELA DIAS DOS ANJOS
Instituição Sede: Faculdade de Educação (FE). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Desenvolvimento   Trabalho docente   Habitus
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Desenvolvimento | Genero De Atividade | Genero De Discurso | Habitus | Perspectiva Historico Cultural | Profissao Docente

Resumo

Esta pesquisa objetiva investigar a profissão docente no âmbito das condições concretas de trabalho e de vida, a partir do diálogo com os professores a respeito do próprio trabalho cotidiano. Essa proposta emergiu de um estudo anterior, que teve como foco as condições de realização da atividade docente de professores iniciantes no ensino público brasileiro. Desse trabalho algumas questões persistem: Como as condições concretas afetam a constituição de professores e do trabalho de ensinar? Que práticas são (re)produzidas, forjadas no cotidiano da escola, na história das relações de trabalho? Como se apresentam as possibilidades de (trans)formação da atividade docente? Para pensar estas questões duas formas inter-relacionadas de ação estão previstas: 1.a análise conjunta das práticas dos professores, a partir de vídeos-gravação de situações de sala de aula, e 2.o estudo, com os professores participantes, do referencial teórico que ancora a pesquisa. Dadas as especificidades dos diferentes níveis de ensino, a proposta prevê a realização do trabalho com três grupos de professores: da educação infantil, dos anos iniciais, e dos anos finais do ensino fundamental; em reuniões mensais, pelo período de um ano letivo. O número de pesquisas que têm investigado professores em situação de trabalho e auto-análise tem aumentado. Nosso trabalho se insere no âmbito dessas pesquisas e compreendemos que sua contribuição especifica encontra-se nas articulações conceitos de habitus (Bourdieu), gênero de atividade (Clot) e gênero de discurso (Bakhtin). Esses conceitos, tomados como orientadores da pesquisa, serão discutidos nas suas inter-relações e também problematizados como objeto de estudo, nas relações da teoria com o campo empírico. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ANJOS, DANIELA DIAS DOS. A profissão docente em questão: gênero de atividade, gênero de discurso e habitus. 2013. Tese de Doutorado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Campinas, SP.