Busca avançada
Ano de início
Entree

Sinalizadores de lesao nas pneumonias intersticiais fibrosantes: impacto funcional e prognostico.

Processo: 08/56579-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Jovens Pesquisadores
Data de Início da vigência: 01 de novembro de 2008
Data de Término da vigência: 31 de outubro de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Medicina - Anatomia Patológica e Patologia Clínica
Pesquisador responsável:Edwin Roger Parra Cuentas
Beneficiário:Edwin Roger Parra Cuentas
Instituição Sede: Faculdade de Medicina (FM). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:08/53022-3 - Sinalizadores de lesão nas pneumonias intersticiais fibrosantes: impacto funcional e prognóstico, AP.JP
Assunto(s):Biologia molecular   Sobrevida   Morfometria   Fibrose pulmonar   Matriz extracelular   Colágeno tipo V
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Biologia Molecular | Colageno Tipo V | Fibrose Pulmonar | Matriz Extracelular | Morfometria | Sobrevida

Resumo

O desbalanço nos mecanismos de sínteses e reabsorção das proteínas da matriz extracelular (MEC) como causa da excessiva deposição descontrolada de fibras de colágeno e de outros componentes da MEC chama a atenção, sendo um ponto crucial nos processos de fibrose pulmonar. As mudanças arquiteturais severas são o resultado deste desbalanço, levando ao aumento da espessura das paredes alveolares, perda das unidades alvéolo-capilar e insuficiência respiratória, característica deste tipo de doenças. As características estruturais e funcionais dos diferentes componentes da arquitetura pulmonar como; epitélio, endotélio e MEC têm sido arduamente estudados e foram descritos por vários autores previamente. Em contraste, entender e descobrir a causa ou causas que desencadeiam todas estas mudanças morfológicas estruturais de reparo e remodelamento pulmonar ainda são pouco conhecidas e apresentam um grande desafio. Obter informação sobre o papel destas estruturas na ativação da fibrogênese por via ultraestrutural e molecular se faz imprescindível para entender melhor o processo de fibrose pulmonar. Para isto é fundamental entender melhor o papel da apoptose epitelial e endotetial e da angeogênese assim como dos componentes da MEC que possam interferir nos processos de sínteses e reabsorção das fibras de colágeno, em especial do colágeno V, amplamente estudado pela sua participação em processos de rejeição e remodelamento pulmonar. O objetivo de nosso projeto é entender melhor esses processos no remodelamento e reparo do parênquima pulmonar de pacientes com Fibrose Pulmonar Idiopática (IPF), Esclerose Sistêmica e em modelo experimental de IPF. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
PARRA, E. R.; TEODORO, W. R.; DE MORAIS, J.; KATAYAMA, M. L. H.; DE SOUZA, R.; YOSHINARI, N. H.; CAPELOZZI, V. L.. Increased mRNA expression of collagen V gene in pulmonary fibrosis of systemic sclerosis. EUROPEAN JOURNAL OF CLINICAL INVESTIGATION, v. 40, n. 2, p. 110-120, . (08/56579-9)