Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterização molecular por AFLP (Amplified Fragment Lenght Polymorphism) de acessos de pinhão manso (Jatropha Curcas L.)

Processo: 08/56134-7
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Mestrado
Vigência (Início): 01 de março de 2009
Vigência (Término): 28 de fevereiro de 2011
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Tsai Siu Mui
Beneficiário:Mariana Leticia Costa Redondo
Instituição-sede: Centro de Energia Nuclear na Agricultura (CENA). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Biocombustíveis   Diversidade genética   Análise do polimorfismo de comprimento de fragmentos amplificados   Jatropha curcas

Resumo

O pinhão manso (Jathopha curcas), planta perene e arbustiva originária da América Central e encontrada em diversas partes do Brasil, tem sido considerado uma excelente alternativa para a produção de óleo vegetal na cadeia do biodiesel, com produtividade que pode alcançar cerca de 2.000 L ha-1 ano-1. Como a planta ainda é pouco estudada, sua domesticação e o estabelecimento de seu sistema de produção constituem prioridades da Plataforma de Agroenergia da Embrapa/UFMS-Dourados. A parceria com a UFMS-Dourados insere-se neste esforço conjunto entre os órgãos públicos e privados na busca do desenvolvimento tecnológico para a cultura do pinhão manso em diversas regiões edafoclimáticas do país. Tal parceria virá a fortalecer a rede de pesquisa em agroenergia tanto em São Paulo quanto no Mato Grosso do Sul, que apresentam muitas similaridades no cultivo de plantas oleaginosas e, ao mesmo tempo em que fará possível a geração de informações importantes sobre a cultura de pinhão manso na região do cerrado sul matogrossense, criando uma alternativa sustentável para a agricultura familiar e para o empresariado de ambos estados. Este plano de trabalho deverá otimizar protocolos para estabelecer a metodologia molecular AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphism), estabelecida para outras culturas, na identificação de acessos de pinhão manso originados de cultivos na região do Mato Grosso do Sul, e comparar com dois materiais comerciais que estão sendo cultivados no estado de São Paulo, para geração de informações importantes sobre a sua caracterização fisiológica e genética, uma vez que serão associadas com a qualidade do óleo, a ser determinada em parceria com a empresa Biocapital, sediada em Charqueada - SP, localizada a 20 km de Piracicaba-SP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
REDONDO, Mariana Leticia Costa. Caracterização molecular por AFLP (Amplified Fragment Length Polymorphism) de acessos de pinhão manso (Jatropha curcas L.). 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Centro de Energia Nuclear na Agricultura Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.