Busca avançada
Ano de início
Entree

Genealogia comparada de amostras de Coronavirus bovino (BCoV) relacionadas a Coronavirose neonatal com base nos genes codificadores das proteínas hemaglutinina-esterase (HE) e de espícula (S)

Processo: 08/56620-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 31 de janeiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Medicina Veterinária - Medicina Veterinária Preventiva
Pesquisador responsável:Paulo Eduardo Brandão
Beneficiário:Iracema Nunes de Barros
Instituição Sede: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Viroses em animais   Bovinos   Bezerros   Infecções por Coronavirus   Coronavirus bovino   Hemaglutininas virais   Esterases   Glicoproteína da espícula de Coronavirus   Genealogia   Variação genética   Estudo comparativo   Análise de sequência de DNA
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Bezerros | Coronavirus | Diarreia | Espicula | Genalogia | Hemaglutinina Esterase

Resumo

O Coronavírus Bovino (BCoV) pertencente a família Coronaviridae, causa diarreia severa em bezerros neonatos e disenteria sazonal em bovinos adultos, levando a uma queda no ganho de peso de bezerros e produção de leite, perdas por mortalidade, aumento na conversão alimentar e custos com tratamentos e profilaxia. Este projeto tem por objetivos estudar a diversidade molecular de amostras de BCoV de bezerros com base em sequenciamento parcial do gene codificador da proteína hemaglutinina-esterase (HE) de amostras de BCoV já previamente analisadas quanto à região codificadora da subunidade S1 da proteína de espícula S e comparar as amostras de BCoV estudadas com as já detectadas em outros países através de sequências disponíveis no GenBank para os genes HE e S. Espera-se que com os resultados obtidos possa ser realizada a comparação entre topologias de árvores com diferentes genes (S e HE) de uma mesma amostra, permitindo o encontro de possíveis marcadores moleculares geográficos ou mesmo de virulência quando comparados a BCoVs detectados no Brasil. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BARROS, Iracema Nunes de. Um enfoque multigênico para a genealogia comparada de Betacoronavirus em bovinos e equinos. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ/SBD) São Paulo.