Busca avançada
Ano de início
Entree

Caracterizacao morfologica patogenica e molecular, por meio de analise multilocus, de linguagens de streptomyces sp. associadas a sarna da batata em regioes produtoras do brasil

Processo: 08/56343-5
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2009
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2011
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitossanidade
Pesquisador responsável:Suzete Aparecida Lanza Destéfano
Beneficiário:Daniele Bussioli Alves Corrêa
Instituição Sede: Instituto Biológico (IB). Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA). Secretaria de Agricultura e Abastecimento (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Reação em cadeia por polimerase (PCR)   Marcador molecular
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Gene Nec 1 | Marcadores Moleculares | Multilocus | Pcr | Sarna Da Batata | Streptomyces Spp.

Resumo

A batata é uma cultura com grande importância alimentícia, com produção mundial e consumo em crescente aumento. Dos países da América Latina o Brasil é o maior produtor, mas ainda apresenta baixa produtividade devido principalmente às doenças que afetam a cultura. Dentre as doenças bacterianas, a sarna comum da batata é uma das mais importantes economicamente e de ocorrência generalizada nas regiões produtoras do Brasil. Diferentes espécies do gênero Streptomyces são causadoras dessa doença, e os principais sintomas se caracterizam por lesões irregulares, que podem coalescer, tomando toda a superfície do tubérculo impedindo a sua comercialização. Atualmente, a incidência da sarna está aumentando consideravelmente, tornando-se um fator limitante no cultivo de batata no Brasil. O presente trabalho tem como objetivos a caracterização morfológica, patogênica (pela presença do gene nec1 ou por testes de inoculação em minitubérculos de batata) e molecular por meio de análise de multilocus (região espaçadora 16S-23S DNAr e de seqüências parciais dos genes atpD, gyrB, recA, rpoB e trpB ) de linhagens Streptomyces sp. associadas à sarna da batata em regiões produtoras do Brasil. Estudos de caracterização e/ou identificação de isolados nacionais são de extrema importância para o conhecimento das espécies de Streptomyces que ocorrem no país, a fim de se desenvolver novas metodologias para o manejo da doença, estudos de resistência/suscetibilidade das cultivares, que podem variar com a espécie/raça da bactéria, bem como podem contribuir para estudos epidemiológicos. Cabe ressaltar que a concessão dessa bolsa contribuirá enormemente para a continuação dos estudos iniciados pelo LBV e que a aluna já faz parte da equipe do laboratório desenvolvendo o projeto de Iniciação Científica intitulado "Isolamento e preservação de linhagens de Streptomyces spp., associadas à sarna comum da batata em regiões produtoras do Brasil". (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
CORRÊA, Daniele Bussioli Alves. Caracterização morfológica, patogênica e molecular de linhagens de Streptomyces associadas à sarna da batata de diferentes regiões produtoras do Brasil. 2011. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Biologia Campinas, SP.