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O canto do cisne wagneriano - a musica da poesia hispano-americana (1888-1916)

Processo: 08/57334-0
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de dezembro de 2008
Data de Término da vigência: 30 de novembro de 2012
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Letras - Literaturas Estrangeiras Modernas
Pesquisador responsável:Maria Teresa Cristofani de Souza Barreto
Beneficiário:André Fiorussi
Instituição Sede: Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Harmonia
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Harmonia | Modernismo Hispano-Americano | Musica Da Poesia | Poesia Do Fim Do Seculo Xix | Poesia Do Inicio Do Seculo Xx | Ruben Dario

Resumo

A música da poesia hispano-americana do fim do século XIX e início do XX, período convencionalmente referido pelo rótulo modernismo, é um dos fundamentos da qualidade poética que se reconhecia nela em seu tempo e cuja apreciação se alastrou, em certos casos, ao longo do século XX. Verifica-se, também, que a música figura como uma tópica recorrente nos escritos de Rubén Darío, José Marti, Leopoldo Lugones, Júlio Herrera y Reissig e outros. A pesquisa que aqui se propõe pretende investigar, a partir de leitura vasta e sistemática de textos poéticos e sobre poesia produzidos no período, alguns elementos norteadores da legibilidade histórica daquela poesia e do vocabulário musical nela empregado. O primeiro passo será demonstrar as funções atribuídas à música da poesia segundo três perspectivas confluentes nas práticas poéticas em exame: galicismo (eleição dos poetas e do idioma franceses como modelo de modernidade); casticismo (exigência de conhecimento da poesia castelhana e manejo virtuoso da língua); americanismo (representação adequada de grupos sociais locais e busca do poeta de América). O segundo passo da pesquisa será a investigação da música desses poetas a partir de algumas categorias identificadas como recorrentes e funcionais em seus escritos: harmonia, ritmo, melodia, métrica, rima, sintaxe, eleição vocabular e outras. Pretende-se por fim demonstrar o alcance histórico dessas categorias nas convenções poéticas da época particularmente nas obras de poetas de língua portuguesa e francesa, como Cruz e Sousa, Camilo Pessanha, Eugênio de Castro, Veríaine e Mallanné configurando-se num grande preceito que se pode identificar, por analogia com a máxima horaciana, como um ut musica poesis - "a poesia é como a música". (AU)

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Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
FIORUSSI, André. Inundação musical: a música da poesia modernista hispano-americana. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD) São Paulo.