Busca avançada
Ano de início
Entree


Inundação musical: a música da poesia modernista hispano-americana

Texto completo
Autor(es):
André Fiorussi
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Tese de Doutorado
Imprenta: São Paulo.
Instituição: Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH/SBD)
Data de defesa:
Membros da banca:
Maria Teresa Cristofani de Souza Barreto; Wilson Alves Bezerra; Joao Adolfo Hansen; Adriana Kanzepolsky; Marcos Antonio Siscar
Orientador: Maria Teresa Cristofani de Souza Barreto
Resumo

A tese investiga possíveis funções históricas da formulação e do uso de categorias poéticas relacionadas à música na poesia modernista hispano-americana, a partir da leitura e análise de poemas selecionados principalmente de Rubén Darío (1867-1916) e Julio Herrera y Reissig (1875-1910) e de textos críticos, teóricos, programáticos e narrativos que participam da primeira recepção histórica do modernismo. Divide-se em cinco capítulos que organizam os resultados de cinco frentes de investigação: aspectos da relação entre os poetas modernistas e a arte musical; papel da musicalidade na modernização do idioma poético castelhano; técnicas rítmicas e harmônicas e funções do efeito musical em diversos poemas modernistas; relação entre a música do modernismo e a ascensão oitocentista da música à condição de meta e metáfora da poesia; particularidades do aporte à música na poesia de Herrera y Reissig. (AU)

Processo FAPESP: 08/57334-0 - O canto do cisne wagneriano - a musica da poesia hispano-americana (1888-1916)
Beneficiário:André Fiorussi
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Doutorado