Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de linhagens transgênicas de Culex quinquefasciatus carregando um gene letal dominante e caracterização populacional utilizando microssatélites

Processo: 08/57468-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de junho de 2009
Vigência (Término): 30 de abril de 2013
Área do conhecimento:Ciências Biológicas - Bioquímica - Biologia Molecular
Pesquisador responsável:Mauro Toledo Marrelli
Beneficiário:André Barretto Bruno Wilke
Instituição-sede: Faculdade de Saúde Pública (FSP). Universidade de São Paulo (USP). São Paulo , SP, Brasil
Assunto(s):Controle de insetos   Vetores de doenças   Culex quinquefasciatus   Manipulação genética   Genes letais   Mosquitos geneticamente modificados

Resumo

Mosquitos Culex quinquefasciatus se encontram praticamente em todo território nacional e tem a capacidade de sobreviver em águas altamente poluídas. Este mosquito é responsável pela transmissão de Filariose bancroftiana e diversas arboviroses. Formas tradicionais de controle tem se mostrado ineficazes, o uso de inseticidas não surte mais o efeito desejado, além do alto impacto ambiental e, portanto devemos buscar formas alternativas de controle. Um novo sistema, denominado Liberação de insetos carregando um gene letal dominante (RIDL), é uma estratégica promissora para supressão de uma população vetora. Este sistema consiste na integração de um gene letal dominante associado a um promotor específico da fêmea. Fêmeas selvagens ao cruzarem com mosquitos machos RIDL produzem progênies inviáveis, e consequentemente há um declínio da população. Esta técnica possui diversas vantagens como o baixo custo de produção, especificidade ao mosquito alvo, alta eficácia e sem impacto ambiental. O projeto pretende obter linhagens transgênicas de Culex quinquefasciatus com o método RIDL. Com existe a necessidade de conhecimento da estrutura genética de insetos para manter a estratégia de controle efetivo de vetores e estimar os níveis do fluxo gênico dos quais mutações que podem ser inferidas, utilizaremos micro satélites como marcadores, que têm sido utilizados extensamente utilizados para estudos populacionais de espécies Dípteras como mosquitos do Gênero Culex. (AU)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
WILKE, ANDRE BARRETTO BRUNO; SCAIFE, SARAH; ALPHEY, LUKE; MARRELLI, MAURO TOLEDO. DsRed2 transient expression in Culex quinquefasciatus mosquitoes. Memórias do Instituto Oswaldo Cruz, v. 108, n. 4, p. 529-531, Jun. 2013. Citações Web of Science: 2.
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
WILKE, André Barretto Bruno. Culex quinquefasciatus (Diptera: Culicidae): aspectos da manipulação genética e estudos populacionais utilizando marcadores microssatélites. 2013. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Faculdade de Saúde Pública São Paulo.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.