Busca avançada
Ano de início
Entree

Desenvolvimento de um sistema de controle da irrigacao localizada visando irrigacao de precisao

Processo: 08/57752-6
Linha de fomento:Bolsas no Brasil - Doutorado
Vigência (Início): 01 de abril de 2009
Vigência (Término): 30 de novembro de 2012
Área do conhecimento:Ciências Agrárias - Engenharia Agrícola - Engenharia de Água e Solo
Pesquisador responsável:Tarlei Arriel Botrel
Beneficiário:Alexsandro Claudio dos Santos Almeida
Instituição-sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Irrigação localizada   Umidade do solo   Inovações tecnológicas   Fruticultura   Irrigação de precisão

Resumo

Novos equipamentos e tecnologias disponíveis no mercado vêm desempenhando notável função para a modernização de técnicas de produção no setor agrícola. A automação tem-se mostrado fundamental neste processo de evolução, havendo o potencial de tornar algumas atividades mais rápidas e precisas. No contexto de irrigação verifica-se um objetivo comum referente à adoção de técnicas que otimizem a utilização de água pelas culturas, reduzindo perdas e melhorando a eficiência dos processos de aplicação de água. Recentemente desenvolveu-se o conceito de irrigação de precisão que objetiva aplicar água de forma precisa em cada ponto do talhão, controlando a variabilidade espacial da produtividade das culturas. Para implantação desse modelo de irrigação faz-se necessário o uso de vários sensores de forma a estimar com precisão a demanda hídrica espacial da cultura. Portanto, visando obter um instrumento de controle da irrigação localizada por meio de dispositivos mecânicos, de fácil construção e baixo custo, este trabalho tem como objetivos: a) Desenvolver um sistema mecânico de controle da irrigação individual de plantas e em pequenas zonas de manejo para fruticultura, que apresente baixo custo, baixa manutenção e fácil instalação; b) Realizar testes hidráulicos e avaliar experimentalmente o desempenho do controlador, e; c) Fazer calibrações para alguns tipos de solos. O controlador será projetado para manejar autonomamente, em tempo real a irrigação de uma planta individualmente ou zonas de manejo. O desenvolvimento do sensor será baseado no principio da tensiometria. Na parte superior do tensiômetro é formado um vácuo proporcional a tensão de água no solo. Nesse projeto esse vácuo será utilizado para acionamento de um diafragma que controlará a passagem de água por um microtubo. O experimento será realizado na área experimental do Departamento de Engenharia Rural da ESALQ/ USP em Piracicaba - SP. (AU)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
ALMEIDA, Alexsandro Claudio dos Santos. Desenvolvimento de um controlador de irrigação acionado mecanicamente pela tensão da água no solo. 2012. Tese de Doutorado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz Piracicaba.

Por favor, reporte erros na lista de publicações científicas escrevendo para: cdi@fapesp.br.