Busca avançada
Ano de início
Entree

Funcao dos genes reguladores do estado de hipoxia na determinacao da intensidade da resposta inflamatoria aguda.

Processo: 06/53013-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2006
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2008
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Imunologia - Imunogenética
Pesquisador responsável:Orlando Garcia Ribeiro Filho
Beneficiário:Debora Mathias de Siqueira
Instituição Sede: Instituto Butantan. Secretaria da Saúde (São Paulo - Estado). São Paulo , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:03/05486-7 - Determinação de fatores genéticos que afetam a resistência ou susceptibilidade à carcinogênese química e à intensidade da resposta inflamatória aguda, empregando modelo de linhagens de camundongos, AP.TEM
Assunto(s):Camundongos   Inflamação
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Ahr | Air | Camundongos | Hif-1Alfa | Inflamacao

Resumo

A habilidade do organismo para se adaptar a mudanças ambientais é essencial para sua sobrevivência. Algumas moléculas atuam como sensores ambientais controlando a resposta a uma série de estímulos exógenos ou endógenos. O grupo de proteínas que realiza está função compreende o complexo gênico do Hif-1α, fator indutível por hipóxia, como Vegf e Vhl. Camundongos com alta (AIRmax) ou baixa (AIRmin) reatividade inflamatória aguda exibem diferenças significativas no número médio de leucócitos migrantes e no conteúdo protéico do exsudato inflamatório produzido por partículas de poliacrilamida (biogel) sendo os AIRmax mais responsivos do que os AIRmin. Esta diferença na capacidade inflamatória das linhagens AIRmax e AIRmin reflete, respectivamente, na resistência e susceptibilidade a infecções e desenvolvimento de tumores quimicamente induzidos. A regulação dos genes de hipôxia opera nas funções biológicas das células mielóides envolvidas nos processos inflamatórios agudos, desviando a via metabólica aeróbica de produção de ATP para a via glicolítica, propiciando condições funcionais celulares em situações de baixo nível de oxigênio. Assim nos propomos estudar a participação dos genes regulatórios de hipóxia (Hif-1α, Vegf e Vhl) em camundongos AIRmax e AIRmin submetidos a processos inflamatórios agudos. Estas linhagens constituem um modelo experimental relevante devido à sua complexidade genética e por representar a variabilidade fenotípica encontrada em populações naturais. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
SIQUEIRA, Debora Mathias de. Estudo da correlação entre a expressão de genes reguladores do estado de hipóxia e a intensidade da resposta inflamatória aguda.. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/SDI) São Paulo.