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Perfil dos enunciados de deficientes intelectuais não-verbais, usuários de sistemas comunicativos, na interação com parceiros

Processo: 09/51390-8
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Doutorado
Data de Início da vigência: 01 de setembro de 2009
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2012
Área de conhecimento:Ciências da Saúde - Fonoaudiologia
Pesquisador responsável:Maria Amélia Almeida
Beneficiário:Cândice da Silva e Lima
Instituição Sede: Centro de Educação e Ciências Humanas (CECH). Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR). São Carlos , SP, Brasil
Assunto(s):Deficiência intelectual   Comunicação alternativa
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Comunicacao Alternativa | Deficiencia Intelectual | Parceiros De Comunicacao

Resumo

A escola regular muitas vezes não é capaz de atender a demanda de alunos com necessidades educacionais especiais, que apresentam déficits na comunicação oral; isso ocorre devido à ausência de adaptações curriculares ou, porque o aluno utiliza um determinado Sistema de Comunicação o qual não é ainda de domínio de seus colegas e professores. Este estudo propõe traçar o perfil comunicativo de crianças e jovens com deficiência intelectual e não verbais e usuários de Sistemas de Comunicação Alternativa, além de analisar a capacidade dos parceiros de comunicação (educadores e colegas de classe) em compreender a mensagem produzida por essas crianças e adolescentes. Serão participantes da pesquisa: 6 indivíduos deficientes intelectuais e não verbais, sendo 3 crianças, com idades entre 7 e 11 anos e 3 adolescentes, com idades entre 12 e 18 anos, 6 educadores e 6 colegas das referidas crianças e adolescentes. Serão realizadas entrevistas, com os educadores e os usuários dos Sistemas de Comunicação, versando sobre as características comunicativas destes. Além disso, os Educadores preencherão um protocolo de avaliação contendo itens sobre a qualidade da Educação Especial e da relação Educador-família. Os colegas de classe participarão de atividades pré-estabelecidas em parceria com os usuários de Sistemas de Comunicação. A análise dos dados será feita de maneira qualitativa e quantitativa. Com este estudo espera-se traçar o perfil dos enunciados dos usuários deficientes intelectuais e não verbais de Sistemas de Comunicação, e compreender como ocorre à aprendizagem deste novo sistema como recurso comunicativo. (AU)

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