Busca avançada
Ano de início
Entree

Estrutura espacial de um trecho da Floresta Estacional Semidecídua sobre uma encosta na Floresta Nacional de Ipanema, Iperó, SP.

Processo: 06/05184-9
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 28 de fevereiro de 2010
Área de conhecimento:Ciências Biológicas - Ecologia - Ecologia de Ecossistemas
Pesquisador responsável:Fernando Roberto Martini
Beneficiário:Felipe Segala Ferreira
Instituição Sede: Instituto de Biologia (IB). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Assunto(s):Fitossociologia   Ecologia de comunidades
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:fitossociologia | Floresta Estacional Semidecídua | Floresta Nacinal de Ipanema | Heterogeneidade ambiental | modelos de organização da comunidade | Ecologia de Comunidades

Resumo

As florestas tropicais cobrem aproximadamente 7% dos continentes terrestres e contém mais da metade de espécies da sua biota total. Devido a sua destruição acelerada, muitas espécies podem entrar em extinção ainda nesse século. No interior do estado de São Paulo, a vegetação remanescente da Mata Atlântica ocorre sob a forma de fragmentos de diferentes tamanhos, sendo um dos maiores o presente na Floresta Nacional de Ipanema, no município de Iperó. Fatores edáficos, conteúdo de nutrientes e água nos solos são as principais variáveis que podem influenciar a composição de espécies em uma comunidade. O modelo de organização da comunidade por montagem de nicho (determinismo ambiental) pode ser proporcionado pela heterogeneidade ambiental a qual cria micro-habitats e permite a coexistência de espécies. Por outro lado, a comunidade vegetal pode ser estruturada pela limitação de dispersão de propágulos. Este projeto pretende investigar se há associação entre estrutura espacial do terreno e organização da comunidade arbórea de um trecho de Floresta Estacional Semidecídua. Será delimitada uma área de 100 x 100 m, subdividida em 100 parcelas contíguas de 10 x 10 m, onde serão amostrados todos os indivíduos com DAP ≥ 5 cm. O relevo das parcelas será representado pelo Índice de Convexidade. As relações entre os dados ambientais e os dados da estrutura comunitária serão ponderadas por analises multivariadas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)