Busca avançada
Ano de início
Entree

Fuga!: jogo de percepções na fronteira entre a dança e o teatro.

Processo: 07/01631-3
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de março de 2008
Data de Término da vigência: 31 de agosto de 2009
Área de conhecimento:Linguística, Letras e Artes - Artes - Teatro
Pesquisador responsável:Renato Ferracini
Beneficiário:Ana Clara Cabral Amaral Brasil
Instituição Sede: Instituto de Artes (IA). Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Campinas , SP, Brasil
Vinculado ao auxílio:04/08089-1 - Aspectos orgânicos na dramaturgia de ator, AP.JP
Assunto(s):Corpo   Processo criativo   Fronteiras
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Corpo | Dança e teatro | fronteira | LUME - Teatro | micropercepções | Técnica Klauss Vianna | Processo de Criação

Resumo

Esta pesquisa se propõe a investigar o processo de trabalho do Projeto: Território Nômade, coordenado pelo ator-pesquisador Renato Ferracini e do qual sou integrante como bailarina-pesquisadora. A idéia central deste projeto está vinculada a um questionamento bastante atual nas Artes Cênicas, a fronteira entre a dança e o teatro: o corpo em estado artístico.Tendo como base investigativa a construção prática, a análise e reflexão de um processo criativo que se utiliza da dança (pela Técnica Klauss Vianna, através da bailarina-pesquisadora Jussara Miller) e do teatro (procedimentos do Lume-teatro;através do ator-pesquisador Renato Ferracini) e, sendo também este projeto constituído de um elenco que possui formação diversificada dentro dessas linguagens é que pretende-se salientar o diferencial deste trabalho: uma experiência de um corpo que está entre as fronteiras das linguagens. O foco investigativo deste projeto recai, especificamente, no que percebemos que pode ser considerado um ponto em comum aos procedimentos utilizados, dado o recorte utilizado por Renato Ferracini e Jussara Miller: a questão das micropercepções:(...) São essas pequenas percepções obscuras, confusas, que compõe nossas macropercepções, nossas apercepções conscientes, claras e distintas: uma percepção consciente jamais aconteceria se ela não integrasse um conjunto infinito de pequenas percepções que desequilibram a macropercepção precedente e preparam a seguinte. (DELEUZE apud FERRACINI, 2007, P.112).Este recorte foi desenvolvido a partir de constatações da experiência do processo, já que este projeto está sendo desenvolvido desde o mês de março deste ano. Este tema será melhor desenvolvido no Quadro Conceitual de Referências deste projeto.O Território Nômade faz parte agora, como projeto auxiliar, da pesquisa de meu atual orientador, Prof. Dr. Renato Ferracini, dentro do Projeto Jovem Pesquisador, financiado pela FAPESP e intitulado Aspectos orgânicos na dramaturgia do Ator, e contribui com ele por tratar de questões como as fronteiras entre as linguagens e mais especificamente sobre a questão das micropercepções, que é um dos focos investigativos atuais do mesmo.Busco então, a partir deste recorte, colher dados que possam viabilizar uma maior compreensão, estruturação e debates a partir do material criado neste procedimento para uma posterior análise investigativa apoiada num cabedal teórico também coerente com a transdisciplinaridade das Artes Contemporâneas.

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
BRASIL, Ana Clara Cabral Amaral. Fuga!: jogo de percepções na fronteira entre a dança e o teatro. 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Campinas, SP.