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Fuga!: jogo de percepções na fronteira entre a dança e o teatro

Texto completo
Autor(es):
Ana Clara Cabral Amaral Brasil
Número total de Autores: 1
Tipo de documento: Dissertação de Mestrado
Imprenta: Campinas, SP.
Instituição: Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Data de defesa:
Membros da banca:
Renato Ferracini; Veronica Fabrini Machado de Almeida; Juliana Schiel
Orientador: Renato Ferracini
Resumo

Esta pesquisa investiga os procedimentos utilizados pelo Núcleo Fuga! durante o processo de criação do espetáculo de mesmo nome. O Núcleo Fuga! é um núcleo de pesquisa vinculado ao Lume-teatro, e em seu primeiro experimento tratou de investigar as fronteiras entre as linguagens da dança e do teatro; para tanto foram utilizados procedimentos advindos das duas linguagens que possuem princípios de trabalho próximos e/ ou complementares. Princípios como a importância dada ao sujeito na criação, à percepção do indivíduo em relação à seu próprio corpo e ao ambiente em que está inserido, e o jogo gerado neste contexto. As ferramentas utilizadas foram: A Técnica Klauss Vianna da dança e procedimentos do Lume-teatro, da área do teatro, ambas as pesquisas de criadores brasileiros: Klauss Vianna e Luís Otávio Burnier, respectivamente; que se encontram em constante desenvolvimento e atualização pelos pesquisadores que continuaram seus trabalhos. Dançarinos e atores vivenciaram uma experimentação onde o corpo organizava as informações que recebia em território de jogo, e podia a partir das ferramentas em comum transitar entre as linguagens com liberdade e indisciplina, no bom sentido da palavra. Desestabilizando informações anteriores e gerando outras conexões, este espaço "entre" as linguagens foi sendo esboçado por corpos que puderam desenvolver disponibilidade e atenção, onde as sutilezas de relação geravam o jogo criativo. O experimento cênico que derivou deste processo se configurou também a partir dos princípios dos procedimentos utilizados. Conceitos como o de Zona de Turbulência e de Micropercepção iluminaram a pesquisa permitindo a construção da hipótese desta Dissertação, que sugere que os procedimentos utilizados permitiram um espaço de criação e troca baseado na experiência sensível do aqui - agora (AU)

Processo FAPESP: 07/01631-3 - Fuga!: jogo de percepções na fronteira entre a dança e o teatro.
Beneficiário:Ana Clara Cabral Amaral Brasil
Modalidade de apoio: Bolsas no Brasil - Mestrado