Busca avançada
Ano de início
Entree

Sucessão de culturas para recuperação de atributos físicos, químicos e biológicos do solo na cultura da batata (Solanum tuberosum L.)

Processo: 07/05562-6
Modalidade de apoio:Bolsas no Brasil - Mestrado
Data de Início da vigência: 01 de abril de 2008
Data de Término da vigência: 31 de dezembro de 2008
Área de conhecimento:Ciências Agrárias - Agronomia - Fitotecnia
Pesquisador responsável:José Laércio Favarin
Beneficiário:Carlos Francisco Ragassi
Instituição Sede: Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Universidade de São Paulo (USP). Piracicaba , SP, Brasil
Assunto(s):Batata   Recuperação do solo   Sistemas de produção
Palavra(s)-Chave do Pesquisador:Agroecologia | batata | Recuperação do solo | sistemas de produção | Sucessão de culturas | Supressividade a doenças | Sistemas alternativos de produção

Resumo

O sistema atual de produção de batata no Brasil não proporciona à cultura condições próximas à de um ecossistema preservado, sendo essa a causa da sua produção nômade, ou seja, que obriga o produtor a mudar a plantação de área a cada ano. A necessidade de mudar de área se deve, principalmente, às doenças de solo, conseqüência do cultivo mal conduzido, e leva à contínua abertura de novas áreas ou desalojamento de outras culturas. Diversos estudos mostram que a restauração das propriedades físicas, químicas e biológicas do solo permite que as culturas se desenvolvam de modo equilibrado com o ecossistema, apresentando baixa incidência de pragas e doenças. Com longo tempo de pousio, a natureza restabelece o equilíbrio dos solos degradados, no entanto, não é possível ao produtor deixar uma terra parada durante um período tão grande. Com base no problema descrito, o presente projeto avalia um modelo de cultivo que se baseia na intervenção mecânica no solo a 80 cm de profundidade, realizando-se sucessão com gramíneas como Panicum maximum cv. Tanzania, Brachiaria brizantha cv. Marandu e milho (Zea mays L.), quanto a sua capacidade de acelerar a recuperação dos atributos físico-químico-biológicos do solo e promover à cultura da batata um solo sem restrições ao cultivo anual na mesma área. (AU)

Matéria(s) publicada(s) na Agência FAPESP sobre a bolsa:
Mais itensMenos itens
Matéria(s) publicada(s) em Outras Mídias ( ):
Mais itensMenos itens
VEICULO: TITULO (DATA)
VEICULO: TITULO (DATA)

Publicações científicas
(Referências obtidas automaticamente do Web of Science e do SciELO, por meio da informação sobre o financiamento pela FAPESP e o número do processo correspondente, incluída na publicação pelos autores)
CARLOS FRANCISCO RAGASSI; JOSÉ LAÉRCIO FAVARIN; FÁBIO AKIO SHIRAISHI; ANTÔNIO WILLIAMS MOITA; HENRY SAKO; PAULO CÉSAR T DE MELO. Efeito da descompactação profunda de solo na produção da cultura da batata. Horticultura Brasileira, v. 27, n. 4, p. 484-489, . (07/05562-6)
Publicações acadêmicas
(Referências obtidas automaticamente das Instituições de Ensino e Pesquisa do Estado de São Paulo)
RAGASSI, Carlos Francisco. Sistema de preparo profundo de solo e sucessão de gramíneas para o plantio da batata (Solanum tuberosum L.). 2009. Dissertação de Mestrado - Universidade de São Paulo (USP). Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALA/BC) Piracicaba.